Escrita Alfabética: sistema, representação e notação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14681

Palavras-chave:

Alfabetização, Escrita Alfabética, Linguística

Resumo

No processo de alfabetização é fundamental a compreensão da natureza da escrita alfabética em língua portuguesa como sistema, representação e notação para não a reduzir a um código. Por isso, é relevante compreender o que seja cada um desses conceitos e, também, qual a relação entre eles na constituição dessa escrita. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, tem-se por objetivo delimitar conceitualmente as noções de sistema, representação e notação, articulando-as à escrita alfabética, a partir de uma perspectiva linguística. Para isso, discute-se a relação entre língua, fala, oralidade e escrita, a partir do pensamento saussuriano; baseado em uma perspectiva linguística, apresenta-se o conceito de sistema e o aplica à escrita da língua portuguesa; explicando a escrita ideográfica e a fonográfica, discorre-se sobre a noção de representação gráfica da oralidade; por fim, define-se o conceito de notação, explicando por que não é adequado considerar a escrita alfabética como um código. Destarte, defende-se que, no processo de aprendizagem inicial da língua portuguesa escrita, é importante considerar a íntima interação entre sistema, representação e notação não só para entender sua natureza, mas também para compreender as dificuldades dos alunos e, assim, planejar ações pedagógicas coerentes e adequadas ao aprendizado da escrita. Ademais, também se considera que o processo de alfabetização envolve não apenas a aquisição da escrita, mas também seu emprego em práticas reais de letramento.

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Biografia do Autor

Hermes Talles dos Santos Brunieri, UFPB

Graduado em Letras (2009), Mestre (2011) e Doutor (2017) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como professor de língua portuguesa na Educação Básica e, também, como formador de professores no Estado de São Paulo. Atualmente é professor da área de Linguagens e Ensino do Departamento de Metodologia, do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua, principalmente, no curso de licenciatura em Pedagogia.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Brunieri, H. T. dos S. (2024). Escrita Alfabética: sistema, representação e notação. Língu@ Nostr@, 12(1), 131-151. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14681

Edição

Seção

Artigos - Dossiê