O texto literário em salas de aula de ensino fundamental: um olhar para os processos de apresentação, discussão e dificuldades de compreensão leitora

Authors

  • Francisco Renato Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Aylla Karolline Nunes Vieira Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC-PI)
  • Maria Angélica Freire de Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-2

Keywords:

Leitura, Texto literário, Sala de aula, Dificuldades de aprendizagem, Compreensão leitora

Abstract

Diante de dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alunos de 6º ao 9º do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Francinópolis (PI) em relação à leitura do texto literário, buscou-se, neste estudo, analisar como as metodologias utilizadas pelo professor na apresentação e discussão do texto literário nas aulas Língua Portuguesa (LP) podem interferir, ou não, na compreensão do texto literário e, consequentemente, lidar com as dificuldades de compreensão leitora. Assim, este estudo apresenta os resultados encontrados em uma pesquisa de campo, na qual aplicou-se um questionário com oito perguntas dirigidas a 59 alunos de quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), relacionadas ao contato que eles têm com a leitura e sobre os procedimentos metodológicos utilizados pelo professor ao apresentar e discutir o texto literário em sala de aula, com foco na superação das dificuldades de leitura e na compreensão leitora. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e a elucidação bibliográfica, foi construída à luz de Bräkling (2004a; 2004b), Bortoni-Ricardo et al. (2012), Bronckart (2012), Cosson (2019), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Freire (2011), Guedes e Souza (2006), Marcuschi (2008), Neves et al. (2006), Rojo (2009), Solé (1998), Smith (2003), Jouve (2002), Koch e Elias (2010), Marcuschi (2010), Matencio (1994), entre outros, que problematizaram a questão da leitura e da compreensão leitora. Percebe-se, diante dos resultados alcançados, que a metodologia e a didática utilizada pelo professor de LP na apresentação e discussão do texto literário em sala de aula, pelo olho olhar do aluno, contribui de forma qualitativa e significativa para oportunizar a compressão leitora e a sua formação letrada, na perspectiva de torná-lo um leitor capaz de lidar, de maneira crítica com os instrumentos culturais da escrita na comunidade de letramentos em que está inserido, promovendo assim, a construção de sua cidadania.

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Author Biographies

Aylla Karolline Nunes Vieira, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC-PI)

Aylla Karolline Nunes Vieira, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC-PI)
Especialização em Língua Portuguesa pela UESPI e Graduação em Letras - Português/ Inglês pela Faculdade Don Domênico, Guarujá/SP. Tenho experiência na área de Educação, atuando como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular e na EJA. Atualmente, trabalho como professora substituta pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEDUC), ministrando aulas de Língua Portuguesa para alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio regular.

Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância. Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Lingua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atuou na colaboração, produção e revisão de materiais didáticos impressos e digitais para Ensino a distância (EaD). Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, no âmbito municipal e estadual no Rio de Janeiro. Atuou como analista educacional no programa televisivio Salto para o Futuro, programa de formação continuada a distância - SEED/MEC, produzido pela TV Brasil (www.tvbrasil.com.br/salto). No trabalho desenvolvido no Programa, acompanhou a elaboração de vídeos e boletins educativos sobre séries temáticas, interagiu com professores especialistas e telecursistas no processo de realização dos debates ao vivo. Participou do Programa de qualificação docente de ensino de língua portuguesa no Timor-Leste, representando o governo brasileiro na qualidade de bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES.

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Published

2022-12-19

How to Cite

Lima, F. R. ., Vieira, A. K. N. ., & Carvalho, M. A. F. de . (2022). O texto literário em salas de aula de ensino fundamental: um olhar para os processos de apresentação, discussão e dificuldades de compreensão leitora. Língu@ Nostr@, 10(1), 18 - 42. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-2