O texto literário em salas de aula de ensino fundamental: um olhar para os processos de apresentação, discussão e dificuldades de compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-2Palavras-chave:
Leitura, Texto literário, Sala de aula, Dificuldades de aprendizagem, Compreensão leitoraResumo
Diante de dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alunos de 6º ao 9º do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Francinópolis (PI) em relação à leitura do texto literário, buscou-se, neste estudo, analisar como as metodologias utilizadas pelo professor na apresentação e discussão do texto literário nas aulas Língua Portuguesa (LP) podem interferir, ou não, na compreensão do texto literário e, consequentemente, lidar com as dificuldades de compreensão leitora. Assim, este estudo apresenta os resultados encontrados em uma pesquisa de campo, na qual aplicou-se um questionário com oito perguntas dirigidas a 59 alunos de quatro turmas (6º, 7º, 8º e 9º ano), relacionadas ao contato que eles têm com a leitura e sobre os procedimentos metodológicos utilizados pelo professor ao apresentar e discutir o texto literário em sala de aula, com foco na superação das dificuldades de leitura e na compreensão leitora. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e a elucidação bibliográfica, foi construída à luz de Bräkling (2004a; 2004b), Bortoni-Ricardo et al. (2012), Bronckart (2012), Cosson (2019), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Freire (2011), Guedes e Souza (2006), Marcuschi (2008), Neves et al. (2006), Rojo (2009), Solé (1998), Smith (2003), Jouve (2002), Koch e Elias (2010), Marcuschi (2010), Matencio (1994), entre outros, que problematizaram a questão da leitura e da compreensão leitora. Percebe-se, diante dos resultados alcançados, que a metodologia e a didática utilizada pelo professor de LP na apresentação e discussão do texto literário em sala de aula, pelo olho olhar do aluno, contribui de forma qualitativa e significativa para oportunizar a compressão leitora e a sua formação letrada, na perspectiva de torná-lo um leitor capaz de lidar, de maneira crítica com os instrumentos culturais da escrita na comunidade de letramentos em que está inserido, promovendo assim, a construção de sua cidadania.
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