Domînio de textos multimodais na era tecnológica para formação de sujeitos críticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13151Keywords:
Multiletramento, Multimodal, Criticidade, FakenewsAbstract
O presente trabalho tem como objetivo discutir a pertinência da inserção dos textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa. Da mesma forma, propõe a discussão acerca da importância dessas novas construções linguísticas no desenvolvimento de habilidades e competências para a formação da criticidade frente às novas comunicações, tão necessárias para a formação cidadã dos estudantes. Percebe-se que os textos contemporâneos são dinâmicos, valendo-se de diversos signos linguísticos para sua significação nas práticas sociais vigentes. Ademais, é sabido que a geração e a era atual se caracterizam pela utilização frequente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), e requerem desses, domínio consciente das plataformas para sua atuação ativa, libertadora e transformadora em sociedade. Além desses fatos, o estudo faz uma reflexão sobre a disseminação de informações veiculadas nos dispositivos digitais e suas consequências manipulatórias no pensamento coletivo. Para tanto, sugere-se meios educacionais e didáticos de ensino-aprendizagem, como a curadoria, que visam estimular os discentes a criarem o hábito de filtrar e selecionar as informações às quais são diariamente bombardeados, assim como verificar a autenticidade e a veracidade de conteúdos digitais, minimizando os impactos das Fake News no cotidiano. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre multiletramento e textos multimodais, com especialistas e documentos renomados, à luz das inovações teóricas da autora Rojo (2012; 2015). No que concerne à analise ideológica do discurso, foram analisados os estudos de Orlandi (2009); enquanto a reformulação dos currículos de ensino ficou a cargo das orientações provenientes da Base Nacional Comum Curricular (2017) do Ensino Médio. A partir desse estudo chegou-se à conclusão de que, seguindo os currículos reformulados, a escola precisa implementar
novas metodologias de escrita, leitura e análise de textos em consonância com o contexto vigente, proporcionando aos educandos o discernimento necessário para melhor compreender e incidir no mundo contemporâneo.
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