Domînio de textos multimodais na era tecnológica para formação de sujeitos críticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13151Palavras-chave:
Multiletramento, Multimodal, Criticidade, FakenewsResumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a pertinência da inserção dos textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa. Da mesma forma, propõe a discussão acerca da importância dessas novas construções linguísticas no desenvolvimento de habilidades e competências para a formação da criticidade frente às novas comunicações, tão necessárias para a formação cidadã dos estudantes. Percebe-se que os textos contemporâneos são dinâmicos, valendo-se de diversos signos linguísticos para sua significação nas práticas sociais vigentes. Ademais, é sabido que a geração e a era atual se caracterizam pela utilização frequente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), e requerem desses, domínio consciente das plataformas para sua atuação ativa, libertadora e transformadora em sociedade. Além desses fatos, o estudo faz uma reflexão sobre a disseminação de informações veiculadas nos dispositivos digitais e suas consequências manipulatórias no pensamento coletivo. Para tanto, sugere-se meios educacionais e didáticos de ensino-aprendizagem, como a curadoria, que visam estimular os discentes a criarem o hábito de filtrar e selecionar as informações às quais são diariamente bombardeados, assim como verificar a autenticidade e a veracidade de conteúdos digitais, minimizando os impactos das Fake News no cotidiano. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre multiletramento e textos multimodais, com especialistas e documentos renomados, à luz das inovações teóricas da autora Rojo (2012; 2015). No que concerne à analise ideológica do discurso, foram analisados os estudos de Orlandi (2009); enquanto a reformulação dos currículos de ensino ficou a cargo das orientações provenientes da Base Nacional Comum Curricular (2017) do Ensino Médio. A partir desse estudo chegou-se à conclusão de que, seguindo os currículos reformulados, a escola precisa implementar
novas metodologias de escrita, leitura e análise de textos em consonância com o contexto vigente, proporcionando aos educandos o discernimento necessário para melhor compreender e incidir no mundo contemporâneo.
Downloads
Referências
ANSA, Agência de notícias italiana. Educação é chave para combater fake news, diz
especialista. Isto É, [S.l], mai. 2018. Disponível em: <https://istoe.com.br/educacao-e-chavepara-
combater-fake-news-diz-especialista/>. Acesso em 27 mar. 2020.
BRANCO, Sérgio. Fake news e os caminhos para fora da bolha. Interesse Nacional, São Paulo, ano 10, n. 38 , p. 51-61, ago./out. 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.2017.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em 02 março de 2020.
BORIM, Paula. A educação é o mais eficiente instrumento contra as fake news. Observatório da imprensa, São Paulo, 30 de abril de 2019. Disponível em: <>. Acesso em 27 mar.2020.
DIONISIO. Angela. A multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. IN:MARCUSHI, Luiz. A e DIONISIO. Angela. (orgs.). Fala e Escrita. Belo Horizonte, Autêntica.Disponível em http://www.ceelufpe.com.br/e-books/Fala_Escrita_Livro.pdf, 2005. Acessado em 05 de março de 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. Ed. Campinas: Papiros, 2007.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. Ed. Campinas: Pontes, 2009. V. 1. 100p.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramento e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola editorial, 2015.
ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola / Roxane Rojo, Eduardo Moura [Orgs.]. – São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane. Cenários futuros na escola. In: Educação no Século XXI: multiletramentos. Volume 3. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013. Disponível em: Acesso em: 24 Ago. 2015.
SOUSA, R. P. de. MOITA, F. M. C. da S. CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
VEEN, Wim; WRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WICHOWSKI, Alexis. Pós-verdade na era da informação. Youtube, 23 junho.2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=lmDegcIAX70&t=207s>. Acesso em: 01 abril.2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.