Análise das práticas de oralidade presentes no material didático do 2º ano de língua portuguesa do Programa Educar pra Valer à luz da perspectiva dialógica da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14683Keywords:
Programa Educar pra Valer, Práticas de oralidade, Perspectiva dialógica da linguagemAbstract
Neste artigo, compartilhamos parte dos resultados de uma investigação de mestrado que buscou compreender o diálogo entre as práticas e eventos de letramento sob a perspectiva dialógica da linguagem e o material didático do 2º ano de Língua Portuguesa do Programa Educar pra Valer. O foco deste texto foi a categoria oralidade para responder a seguinte pergunta de pesquisa: como as crianças se expressam na proposta de interação verbal presente no material didático do 2º ano de Língua Portuguesa do Programa Educar pra Valer? Como abordagem metodológica a pesquisa foi qualitativa. Os dados foram produzidos por meio da análise documental. Como objetivo pretendeu: analisar, a partir de uma perspectiva dialógica, as práticas de oralidade presentes no material didático de Língua Portuguesa do 2º ano do Programa Educar pra Valer. O estudo teve como base a concepção dialógica da linguagem sob a perspectiva da teoria de Bakhtin (2012), para compreender a linguagem como prática social, histórica, cultural e dialógica. O estudo revelou que as práticas de oralidade são pouco exploradas no sentido de a criança construir significados. Pois, são conduzidas pelas orientações didáticas destinadas à professora, carregada de uma intenção pedagógica comprometida apenas com a aprendizagem da linguística/gramática. Como mostra a análise, o estímulo à oralidade é moldado por orientações e intenções pedagógicas que não conduzem a criança à construção de sentidos.
Palavras-chave: Programa Educar pra Valer; Práticas de oralidade; Perspectiva dialógica da linguagem.
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