Análise das práticas de oralidade presentes no material didático do 2º ano de língua portuguesa do Programa Educar pra Valer à luz da perspectiva dialógica da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i1.14683Palavras-chave:
Programa Educar pra Valer, Práticas de oralidade, Perspectiva dialógica da linguagemResumo
Neste artigo, compartilhamos parte dos resultados de uma investigação de mestrado que buscou compreender o diálogo entre as práticas e eventos de letramento sob a perspectiva dialógica da linguagem e o material didático do 2º ano de Língua Portuguesa do Programa Educar pra Valer. O foco deste texto foi a categoria oralidade para responder a seguinte pergunta de pesquisa: como as crianças se expressam na proposta de interação verbal presente no material didático do 2º ano de Língua Portuguesa do Programa Educar pra Valer? Como abordagem metodológica a pesquisa foi qualitativa. Os dados foram produzidos por meio da análise documental. Como objetivo pretendeu: analisar, a partir de uma perspectiva dialógica, as práticas de oralidade presentes no material didático de Língua Portuguesa do 2º ano do Programa Educar pra Valer. O estudo teve como base a concepção dialógica da linguagem sob a perspectiva da teoria de Bakhtin (2012), para compreender a linguagem como prática social, histórica, cultural e dialógica. O estudo revelou que as práticas de oralidade são pouco exploradas no sentido de a criança construir significados. Pois, são conduzidas pelas orientações didáticas destinadas à professora, carregada de uma intenção pedagógica comprometida apenas com a aprendizagem da linguística/gramática. Como mostra a análise, o estímulo à oralidade é moldado por orientações e intenções pedagógicas que não conduzem a criança à construção de sentidos.
Palavras-chave: Programa Educar pra Valer; Práticas de oralidade; Perspectiva dialógica da linguagem.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 13ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONCED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 nov. 2023.
CELLARD, André. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.