Vol. 9 No. 2 (2021): Racismo e relações raciais no ensino e aprendizagem de língua materna, letramentos e aquisição da língua.

					View Vol. 9 No. 2 (2021): Racismo e relações raciais no ensino e aprendizagem de língua materna, letramentos e aquisição da língua.
Em tempos de negacionismo e redução do financiamento público da ciência tecnologia é sempre um ato de resistência a divulgação de resultados de pesquisas em periódicos gratuitos e que defendem a ciência aberta. Pôr uma revista no ar demanda o trabalho colaborativo de muitas pessoas e a elas somos gratos. Neste número temos 11 artigos com diferentes enfoques teórico-metodológicos. Basicamente três temáticas perpassam o número: racismo e relações raciais no ensino e aprendizagem de língua materna, letramentos e aquisição da língua.
Published: 2022-04-20

Editorial

  • Editorial

    Os Editores
    1 - 3
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-1

Artigos - Dossiê

  • A (des)construção da infância e o racismo no conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato

    Andressa Castilho Kaspary, Sílvia Letícia dos Santos, Izandra Alves
    4 - 19
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-2
  • O conhecimento negro-africano e/ou afrodiaspórico nas produções afrocentradas na Universidade Federal de Pernambuco

    José Diêgo Leite Santana, Aurino Lima Ferreira
    20 - 37
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-3
  • O judiciário como fonte reprodutora do racismo: uma análise do processo hermenêutico nas decisões judiciais

    Iago de Oliveira Enéas, Laís Brenda Soares de Brito Estrela, Maiana Pires de Almeida Santos, Sarah Beatriz Mota dos Santos
    38 - 54
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-4
  • Branquitude, branquidade, privilégio branco: dissertações e teses sobre o tema no Brasil

    Artur Luhr Mello, Alexandre de O. Fernandes
    55 - 75
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-5
  • A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração

    Alex Pereira de Araújo
    76 - 99
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-6
  • O ensino de Língua Portuguesa no currículo de uma escola quilombola dos anos iniciais

    Andrea Santos Oliveira, Benedito Eugenio
    100 - 132
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-7
  • O racismo recreativo: uma análise discursiva do blackface

    Douglas Rodrigues, Janaina de Jesus Santos
    133 - 150
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-8
  • Preconceitos e decisões judiciais: distorções hermenêuticas na série “Olhos que condenam”

    Amanda Cavalcante Rosa Mascarenhas, João Paulo Reis Carvalho, Júlia Ribeiro Pereira, Milena Andrade da Silva
    151 - 164
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-9
  • A prosódia como elemento constitutivo da fluência

    Cristiane Alves Abreu, Ronei Guaresi, Vera Pacheco
    165 - 185
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-10
  • Processos formativos em letramento e alfabetismo entre professores(as) indigenas no Vale do Javari/AM

    Adria Simone Darte de Souza, Celia Aparecida Bettiol, Sanderson Soares Castro de Oliveira
    186 - 203
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-11
  • A leitura de imagens do “Maluquinho” de Ziraldo (2014) como estratégia de motivação ao letramento literário

    Antonio Ismael Lopes de Sousa, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Maria Sousa dos Santos
    204 - 227
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-12