Reflexões acerca da gramática e da análise linguística no ensino de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i2.13271Palavras-chave:
Análise Linguística, Ensino de Língua Materna, Linguística e EnsinoResumo
rabalhar versando sobre atividades de Análise Linguística através dos gêneros, de conteúdos gramaticais ou de produções textuais nas aulas de língua materna, promove a ampliação das possibilidades do uso linguístico. Assim, os pressupostos norteadores do ensino de Português como língua materna recomendam práticas pedagógicas centradas na concepção interacionista da linguagem. Entretanto, ainda hoje é difícil encontrar essa visão subsidiando as atividades em sala de aula, sobretudo as atividades de Análise Linguística. Além da confusão estabelecida entre o ensino de Análise Linguística e o ensino da gramática tradicional, verifica-se também que as metodologias assumidas pelos docentes nem sempre favorecem uma reflexão acerca dos fenômenos linguísticos. Assim, este artigo pretende trazer para o campo da reflexão um debate sobre o ensino e a Análise Linguística, de forma a contribuir para reflexões e problematizações que possibilitam lançar luzes à prática docente.
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