METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PESQUISA SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.12685

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação brasileira, Aprendizagem colaborativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a avanço da utilização de metodologias ativas na educação brasileira, e seus métodos mais empregados. Tendo como base que os educadores brasileiros estão familiarizados com o pensamento pedagógico de Paulo Freire, com o foco na combinação dos saberes e convivência dos alunos com a base para o ensino, método este sendo convergente com a metodologia ativa de ensino, onde o incentivo ao compartilhamento entre professor/aluno no protagonismo no processo de ensinar. Foi elaborada uma breve descrição dos métodos descritos na pesquisa como forma de melhorar a compreensão de sua utilização. A metodologia aplicada foi de revisão bibliográfica, na base de dados da Scopus relacionado ao período de 2017 a 2021, tendo como base na delimitação o período englobando anterior ao isolamento até o retorno pleno das atividades escolares; apenas artigos com a descrição do método e o resultado de sua aplicação e a identificação do grupo de alunos ou pessoas foram aceitos, O resultado mostrou que no período a metodologia foi amplamente utilizada no ensino superior, destacando a área de saúde, bem como o método mais empregado foi o de aprendizagem baseada em problemas, mesmo abrangendo o período do isolamento social, o estudo não trouxe dados relativos a este impacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Suzuki, Instituto Federal do Paraná IFPR, Paraná, Brasil

Mestrando em Engenharia de Produção pela UFSC, Graduação em Administração com Habilitação em Gestão Portuária pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (2009). Tecnologo em Gestão Publica pelo IFPR, Especialista em Gestão em Saúde e Gestão Pública em Logistica,Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

Carlos Ernani Fries, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduação em Engenharia Civil (1980), mestrado (1985) e doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Atua como professor de graduação dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Civil, Elétrica e Mecânica além de professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção na área de Gestão de Operações. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional na Logística e Manufatura, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de eficiência, análise envoltória de dados, estudos sobre produtividade, design de sistemas da manufatura, jogos de empresas, teoria da decisão dentre outro

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BAUMAN, Z. Educational Challenges of the Liquid-Modern Era. v. 50, n. 1, p. 15–26, 1 fev. 2003.

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, DG de. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: Anais International Conference on Engineering and Technology Education, Cairo, Egito. 2014. p. 110-116.

CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R. DE. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO REMOTO: DISTINÇÕES NECESSÁRIAS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 3–17, 14 set. 2020.

CHEN, X. The Declining Value of Subscription-based Abstracting and Indexing Services in the New Knowledge Dissemination Era. Serials Review, v. 36, n. 2, p. 79–85, 2010.

CRUZ, P. O. . et al.. Percepção da Efetividade dos Métodos de Ensino Utilizados em um Curso de Medicina do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. Rev. bras. educ. med., 2019 43(2), abr. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JACOBOVSKI, R.; FERRO, L. F. Educação permanente em Saúde e Metodologias Ativas de ensino: uma revisão sistemática integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e39910313391, 20 mar. 2021.

JOCELEN, T. et al. METODOLOGIA DE ENSINO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL). COBENGE. Anais...2012. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/7/artigos/104325.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2022

LIMA, C.; MIOTO, T. S. DE; TAMASO, C. R. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica Methodological Procedures in the Construction of Scientific Knowledge: Bibliographic Research. Revista Katálysis, p. 37–45, 2007.

LOVATO, F. L. et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154–171, 2018.

MAIA, D. L.; CARVALHO, R. A. DE; APPELT, V. K. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 68–88, 2021.

MARIN, M. J. S. et al. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas *. Interface - Comunic., Saude, Educ., v. 14, n. 33, p. 331–344, 2010.

OTAVIO, L. et al. Gamificação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Estudantes Surdos: uma revisão sistemática. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 17, n. 3, p. 142–151, 2019.

PAULA, B. B. DE; MARTINS, C. B. Análise do Uso da Cultura Maker em Contextos Educacionais: Revisão Sistemática da Literatura Analysis of the Use of Maker Culture in Educational Contexts: Systematic Literature Review. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 17, n. 3, 2019.

PAULA, M. et al. Curso de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas: considerações acerca das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem 1 Course on Psychosocial Care related to Alcohol and Other Drugs: notes on active teaching-learning methodologies Curso de Atención Psicosocial enAlcohol y Otras Drogas: consideraciones acerca de las metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 11, n. 3, p. 702–715, 2016.

RAMÍREZ, C. E. N. Pedagogia e Governamentalidade ou da Modernidade como uma Sociedade Educativa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

SILVA, D. E. DOS S.; SOBRINHO, M. C.; VALENTIM, N. STEAM and Digital Storytelling: a case study with high school students in the context of Education 4.0. Sociedade Brasileira de Computacao - SB, 20 nov. 2019. Disponível em: <http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/download/8720/6281>. Acesso em: 25 ago. 2022

SILVA, E. L. DA et al. Sala de aula invertida no ensino superior de saúde: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e434101422083, 8 nov. 2021.

SILVA, R. R. D. DA. Pedagogic aestheticizing, active learning and curricular practices in Brazil. Educacao and Realidade, v. 43, n. 2, p. 551–568, 2018.

TORRES, P. L. et al. GRUPOS DE CONSENSO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Consensual Groups: a collaborative learning proposal for the teaching-learning process. Revista Diálogo Educacional, v. 13, p. 129–145, 2004.

VALENÇA, M. M.; TOSTES, A. P. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo Storytelling as an active learning strategy. Revista Carta Internacional, v. 14, n. 2, p. 221–248, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Suzuki, R., & Fries, C. E. . (2023). METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PESQUISA SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NO BRASIL. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(02), 190-204. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.12685