METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PESQUISA SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.12685Palavras-chave:
Metodologias ativas, Educação brasileira, Aprendizagem colaborativaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a avanço da utilização de metodologias ativas na educação brasileira, e seus métodos mais empregados. Tendo como base que os educadores brasileiros estão familiarizados com o pensamento pedagógico de Paulo Freire, com o foco na combinação dos saberes e convivência dos alunos com a base para o ensino, método este sendo convergente com a metodologia ativa de ensino, onde o incentivo ao compartilhamento entre professor/aluno no protagonismo no processo de ensinar. Foi elaborada uma breve descrição dos métodos descritos na pesquisa como forma de melhorar a compreensão de sua utilização. A metodologia aplicada foi de revisão bibliográfica, na base de dados da Scopus relacionado ao período de 2017 a 2021, tendo como base na delimitação o período englobando anterior ao isolamento até o retorno pleno das atividades escolares; apenas artigos com a descrição do método e o resultado de sua aplicação e a identificação do grupo de alunos ou pessoas foram aceitos, O resultado mostrou que no período a metodologia foi amplamente utilizada no ensino superior, destacando a área de saúde, bem como o método mais empregado foi o de aprendizagem baseada em problemas, mesmo abrangendo o período do isolamento social, o estudo não trouxe dados relativos a este impacto.
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