DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13051

Palavras-chave:

Experimentação, Experimentos de Baixo Custo, Ensino de Física, Conceitos físicos

Resumo

A experimentação nas aulas de física tem sido amplamente reconhecida como uma abordagem eficaz para o aprendizado dos conceitos científicos, através de experimentos práticos, os estudantes têm a oportunidade de explorar e investigar fenômenos físicos em primeira mão, o que contribui para uma compreensão mais profunda dos princípios científicos. Esse artigo tem como objetivo, analisar a questão da experimentação como um recurso importante no aprendizado científico, sabe-se que a experimentação, por vezes, é negligenciada nas práticas de ensino-aprendizagem, isso se deve a uma série de fatores diversos, porém, buscamos mostrar que apesar de todos os desafios é possível se implementar a experimentação na sala de aula. Pretende-se também nesse artigo, apontar aspectos da experimentação que corroboram para uma melhor compreensão da física e que o uso desse recurso pode ajudar a superar certas dificuldades de aprendizado, uma dessas dificuldades que mencionamos é o aprendizado teórico-conceitual da física.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Takiya, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Doutor em Ciências pelo Instituto de Física da USP (2003). Tem graduação em Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP (1992) e mestrado em Ciências pelo Instituto de Fisica da USP (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e colaborador do Instituto de Física da USP. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento estatístico em física nuclear, espectroscopia gama, problemas inversos, estudo eletrônico de materiais e aniquilação elétron pósitron. Atua na área de ensino de física no desenvolvimento de arranjos experimentais para laboratórios didáticos, assim como desenvolvimento de métodos para análise de dados em física experimental. Participa do Grupo de Pesquisa de Física Nuclear Aplicada e Física Médica da UESB.

Luan Santos Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Graduando em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, Bahia. Tem experiência na área de Física e também na área de Matemática. Possui interesse e desenvolve pesquisas em áreas como física teórica e aplicada, com ênfase na Mecânica Clássica, bem como em áreas da matemática pura e aplicada, e também em áreas de interseção entre a física e a matemática como física-matemática e outras áreas que envolvem relações entre a física e a matemática. Além de estudos realizados sobre o ensino de ciências e matemática e história e filosofia da ciência e temas correlatos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

ARAUJO, A. V. Feira de ciências: contribuições para a alfabetização científica na educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira., ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 25, no. 2, junho, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 28 de abril de 2023.

ALVES, Thiago Rodrigues de Sá; SANTOS, Alda Ernestina dos. A importância das feiras de ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da Educação Básica. Revista Educação Pública, v. 21, nº 9, 16 de marçoo de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/9. Acesso em 12 de nov. 2022.

BORGES, A. Tarciso. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3: p. 291-313, dez. 2002.

MANCUSO, R.; FILHO, I. L. Fenaceb – Feiras de ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: BRASIL. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica Fenaceb. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 11-40.

FARIAS, L. N.; GONÇALVES, T. V. O. Feira de Ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 3, nº 6, p. 25-33, 2007.

MOREIRA, Marcos, L. Batista. Experimentos de Baixo Custo no Ensino de Mecânica para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Garanhuns, p. 67, nov. 2015.

SILVA, N. O.; ALMEIDA, C. G.; LIMA, D. R. S. Feira de ciências: uma estratégia para promover a interdisciplinaridade. Destaques Acadêmicos, v. 10, nº 3, p. 15-26, 2018.

SILVA, Maurício Nogueira Maciel., FILHO, João Bernardes da Rocha. O papel atual da experimentação no ensino de física. XI Salão de Iniciação Científica – PUCR, 2010.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, p. 89-100, 2003.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v.12, n.1, jan./jun. 2010.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências, Química Nova na Escola. 10, 1-13, 1999. Disponível em: <https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/encontros/enpec/iienpec/Dados/trabalhos/A33.pdf> Acesso em 01 de fev. de 2023.

SILVA, Maurício Nogueira Maciel., FILHO, João Bernardes da Rocha. O papel atual da experimentação no ensino de física. XI Salão de Iniciação Científica – PUCRJ, 2010.

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira., ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 25, no. 2, junho, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 28 de set. de 2022.

LABURÚ, C. E.; SILVA, O. M. d.; BARROS, M. A. Laboratório caseiro – para-raios: Um experimento simples e de baixo custo para a eletrostática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 168-182, abr. 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Takiya, C., & Santos Lemos, L. (2023). DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(02), 120-145. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13051