LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13768

Palavras-chave:

Livro Didático, Funções do livro didático, História do livro

Resumo

Neste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado.

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Biografia do Autor

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Doutora em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro); Pós-Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Unimontes/Montes Claros); Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Vitória da Conquista); Integrante do Grupo de Pesquisa teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). 

Rubia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática da UNESP - Rio Claro-SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007, 2017) e Pós-Doutorado na NCSU - North Carolina State University (2016). É coordenadora do grupo de pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Trabalhou na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e mantem-se professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) e membro do grupo de pesquisa PECIMAT. Lecionou também em instituições de ensino médio e superior e tem experiência na área de Educação Matemática. Tem como principal foco de pesquisa a Geometria, considerando especialmente aspectos de seu ensino e aprendizagem, assim como sua presença nos livros didáticos. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Possui capítulos de livros publicados e produções técnicas. É autora dos livros "Educação a distância online" e Livro didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática". Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é coordenadora do curso de Matemática e tutora do PET-Matemática.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

Perovano, A. P., & Barcelos Amaral, R. (2023). LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(02), 16-32. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13768