EL LIBRO DE TEXTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPTO, FUNCIÓN, ELECCIÓN Y USO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13768

Palabras clave:

Libro de texto, Funciones del libro de texto

Resumen

En este ensayo teórico reflexionaremos sobre el material didáctico más utilizado en las escuelas: el libro de texto que ayuda al docente a planificar y desarrollar oportunidades y situaciones de aprendizaje con el fin de atender las singularidades de sus alumnos. Nuestro objetivo en este texto es presentar una perspectiva sobre lo que constituye un Libro de Texto, las diferentes variables que lo caracterizan y las diferentes funciones de este material. Comenzaremos con una breve historia del libro, mencionando las transformaciones e innovaciones que se han producido a lo largo del tiempo. Además, analizaremos las diferentes características que distinguen este material de otro tipo de libros. Entre estas características podemos destacar: intencionalidad, secuencialidad, adecuación, presencia de recursos didácticos, regulación de contenidos e intervención administrativa y política por parte del Estado. Así, entendemos que podemos entender el Libro de Texto como un producto histórico y social, que expresa valores, ideologías y representaciones sociales y que dialoga con los contextos en los que se produce y utiliza.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Doutora em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro); Pós-Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Unimontes/Montes Claros); Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Vitória da Conquista); Integrante do Grupo de Pesquisa teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). 

Rubia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática da UNESP - Rio Claro-SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007, 2017) e Pós-Doutorado na NCSU - North Carolina State University (2016). É coordenadora do grupo de pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Trabalhou na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e mantem-se professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) e membro do grupo de pesquisa PECIMAT. Lecionou também em instituições de ensino médio e superior e tem experiência na área de Educação Matemática. Tem como principal foco de pesquisa a Geometria, considerando especialmente aspectos de seu ensino e aprendizagem, assim como sua presença nos livros didáticos. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Possui capítulos de livros publicados e produções técnicas. É autora dos livros "Educação a distância online" e Livro didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática". Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é coordenadora do curso de Matemática e tutora do PET-Matemática.

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Publicado

2023-12-10

Cómo citar

Perovano, A. P., & Barcelos Amaral, R. (2023). EL LIBRO DE TEXTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPTO, FUNCIÓN, ELECCIÓN Y USO. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 12(02), 16-32. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13768