EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13845Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Inclusão Social, Pessoa Idosa, Matemática no cotidianoResumo
Neste artigo há um breve histórico da Educação Matemática, da Educação Matemática Crítica e sua relevância para a inclusão social de pessoas idosas que utilizam a matemática no cotidiano. Como objetivo de dialogar com pessoas idosas a respeito da matemática no cotidiano. Na metodologia trata de um estudo qualitativo que apresentam aspectos da Educação Matemática na vida diária de pessoas idosas, na qual foram realizadas entrevistas com um casal de idosos para compreendermos a relação com a Educação Matemática Crítica, envolvendo aspectos orçamentários no cotidiano. O resultado do estudo apontou que os idosos sabem utilizar a matemática no cotidiano, sem o conhecimento da matemática pura, mas com base nas experiências de vida conseguem se relacionar com os números.
Downloads
Referências
BORBA, Marcelo. C. In SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001a, Coleção Perspectivas em Educação Matemática, SBEM, 160 p.
BRASIL, Estatuto do idoso. Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 7 de janeiro de 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 7 de janeiro de 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 03 de janeiro de 2022.
BRASIL. Lei nº 8.842 de 04 de janeiro de 1994. Política Nacional do Idoso. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm>. Acesso em: 11 de março de 2022.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Disponível: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em 04 de março de 2022.
LIMA, L. F. D. Conversas sobre matemática com pessoas idosas viabilizadas por uma ação de extensão universitária. 2015. 186 f. Tese (doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas - 2. ed. - Reimpressão - Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
PASSOS, Angela M.; PASSOS, Marinez M.; ARRUDA, Sergio de Mello. A Educação Matemática Inclusiva no Brasil: uma análise baseada em artigos publicados em revistas de Educação Matemática. R.B.E.C.T., VOL 6, núm. 2, maio-ago. 2013 ISSN – 1982-873X.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: incerteza, matemática, reponsabilidade/ Ole Skovsmose; tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.
SKOVSMOSE, Ole. Guetorização e globalização: um desafio para a Educação Matemática. Tradução: Jefferson Biajone. Revista da tradução: Antonio Miguel.
SKOVSMOSE, O. O que poderia significar a Educação Matemática para diferentes grupos de estudantes? Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6, n. 12, p. 18-37, jul./dez. 2017.
ONU (1948). Organizações das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/7/docs/declaracao_universal_dos_direitos_do_homem.pdf> Acesso em 11 de março de 2022.
PIZZOLATTO, Cristiane; PONTAROLO, Edilson; BERNARTT Maria de Lourdes. A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social. RECC, Canoas, v. 25, n. 1, 303-314, março, 2020. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.