EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13845

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Inclusão Social, Pessoa Idosa, Matemática no cotidiano

Resumo

Neste artigo há um breve histórico da Educação Matemática, da Educação Matemática Crítica e sua relevância para a inclusão social de pessoas idosas que utilizam a matemática no cotidiano. Como objetivo de dialogar com pessoas idosas a respeito da matemática no cotidiano. Na metodologia trata de um estudo qualitativo que apresentam aspectos da Educação Matemática na vida diária de pessoas idosas, na qual foram realizadas entrevistas com um casal de idosos para compreendermos a relação com a Educação Matemática Crítica, envolvendo aspectos orçamentários no cotidiano. O resultado do estudo apontou que os idosos sabem utilizar a matemática no cotidiano, sem o conhecimento da matemática pura, mas com base nas experiências de vida conseguem se relacionar com os números.

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Biografia do Autor

Elinalda da Silva Moreira, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Inclusiva no Campo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Ensino de Educação Especial com ênfase em TEA Transtorno Espectro Autista. Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da UEPA, membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Participante pesquisadora do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) - UFPA. Realiza estudos, pesquisas e práticas no âmbito da educação popular em ambientes escolares e não escolares, com foco nos seguintes temas: Educação Sexual com Adolescentes, Educação Especial e Educação com Idosos.

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atua na área de Ensino, com ênfase em Educação em Ciências e Matemáticas nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências e matemáticas na perspectiva das diferenças.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

da Silva Moreira, E., & Ribeiro de Sales, E. (2023). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 12(02), 88-102. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13845