Saúde e educação na ditadura de Batista e transformações das políticas cubanas pós-revolução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14818

Palavras-chave:

Políticas públicas, Saúde, Educação, Trabalho comunitário preventivo e agressões imperialistas

Resumo

O artigo analisa como as políticas públicas de saúde e educação em Cuba durante a ditadura de Fulgencio Batista Zaldívar (1952/1958) não atenderam as preocupações e necessidades da população. Essa situação gerou, naquele período, o sofrimento por doenças curáveis, mortes prematuras de crianças, analfabetismo e também a falta de participação da sociedade na solução dos problemas. Após a Revolução (a partir de 1959), foram implementadas mudanças significativas para melhorar a saúde e a educação, tais como a campanha de alfabetização e outros programas para garantir o acesso universal e gratuito aos serviços com qualidade que se tornaram direitos fundamentais, com foco no trabalho preventivo e comunitário, e o sistema de educação integral que se tornou referência para outros povos. É importante ressaltar que, após mais de 60 anos de bloqueio econômico dos Estados Unidos, a COVID-19, assim como outros fatores limitantes internos, condicionaram um impacto negativo na vida econômica e social do país, contudo, ao mesmo tempo, estimularam a resistência do país e o desenvolvimento de inovações.

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Biografia do Autor

Betty Berlanga Pérez, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Licenciada em Enfermagem, Universidade de Ciências Médicas "Dr. Enrique Cabrera (1996). Cursos de Especialização em: Psicologia e Educação Familiar, Universidade de Ciências Pedagógicas "Enrique José Varona" (2001); Terapia Intensiva Neonatal, Hospital Gineco-Obstétrico "Dr. Ramón González Coro (2003). Curso de Metodologia de Pesquisa na área da saúde, Escola de Formação de Professores "Salvador Allende (2006). Cursos de Português na Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade da Havana e na Embaixada de Portugal em Havana. Camões, Instituto de Cooperação e Língua Portugal. (2015-2018).Mestre em Enfermagem Geral, Universidade de Ciências de Enfermagem "Lídia Doce" (2012). Atua no Hospital Universitário Dr. Eusébio Hernandez Pérez- Havana-Cuba e está afastada sem remuneração para cursar doutorado no PPGMLS- UESB-Brasil. 

 

Caridad Pérez Garcia, Instituto Pedagógico Enrique José Varona, La Habana, Cuba

Doctora en Ciencias Pedagógicas por el I.S.P. Vladimir I. Lenin de Moscú. Profesora Titular de Educación en la Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. Ciudad de La Habana, Cuba.

 

Jesús Jorge Pérez Garcia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Possui mestrado em Pedagogia Profissional pela ISP para a ETP Hector Alfredo Pineda Zaldivar(2005). Tem experiência na área de Ciências Ambientais. Atualmente atua na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

Berlanga Pérez, B., Pérez Garcia, C., & Pérez Garcia, J. J. (2024). Saúde e educação na ditadura de Batista e transformações das políticas cubanas pós-revolução. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 13(01), 246-263. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14818