Intervenções da tradição política e pedagógica humanista-cristã na região de Santa Fé (Argentina) entre 1950 e 1983. Contribuições para sua análise em tempos de autoritarismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14820

Palavras-chave:

cristianismo, humanismo, terceiro-mundismo, sacerdotes, Santa Fé, Argentina recente

Resumo

O exercício de escrita destas linhas responde a uma chamada específica de artigos para um dossiê temático sobre memória e história, cultura e educação em contextos autoritários. Uma oportunidade para poder pensar, ordenar e organizar ideias, leituras e diálogos típicos de uma complexa rede de circulação de ideias através de atores e instituições no espaço sul-americano. O mundo das ideias e sua circulação são as coordenadas necessárias para investigar a construção de significados, experiências e resistências em torno da identidade trabalhador-estudante num espaço e tempo definidos. A proposta é parar o nosso olhar com base numa perspectiva de médio prazo que podemos definir como parte de um programa humanista cristão - baseado numa abundante bibliografia académica sobre o assunto - que se concretiza em diferentes etapas e em particular após a Segunda Guerra Mundial. Nestas linhas, apresenta-se ao potencial leitor uma abordagem em forma de percurso de um conjunto de experiências, debates e atores da galáxia eclesiástica na cidade de Santa Fé e na região metropolitana entre 1950 e o retorno à democracia em 1983. Uma primeira A hipótese partilhada é a diversidade de intervenções que se materializam na cidade em dois momentos muito distintos - embora no mesmo ciclo político caracterizado por um autoritarismo crescente.

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Biografia do Autor

Juan Cruz Gimenez, FHUC Universidad Nacional del Litoral

Juan Cruz Giménez é professor graduado em História (UNL), Mestre em Ciências Sociais (UNL), pesquisador categorizado e Chefe de Trabalhos Práticos em História Argentina I e História Argentina II, Departamento de História da Faculdade de Humanidades e Ciências (UNL ). Doutoranda em Estudos Sociais FHUC UNL. Chefe de Trabalhos Práticos da Cátedra de História Institucional Argentina da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (UNL). É membro do Conselho de Administração do Centro de Estudos dos Discursos Sociais (CEDiS, UNL). Professor do ISP 6 de Coronda responsável pelo departamento de História (2022 – 2024). Participou de diversos encontros acadêmicos como organizador, coordenador, palestrante, relator e conferencista. Publicou diversos trabalhos em encontros acadêmicos, em revistas arbitradas e capítulos de livros. Entre as suas publicações destaca-se a coordenação – em colaboração – de Auroras na província. Projetos educativos e discursos pedagógicos na formação docente de Santa Fé (2011); Política nas tramas educativas (2017); Sinfonia de Mantovani. Polifonia de um intelectual entre educação e política (2022). É autor de Virado a sépia. Política e educação em Santa Fé na década de 1930 (2021). Coautor de Tempo de Reformas. Saúde e Educação em Santa Fé (1932-1935) Edições UNL (2024). Trabalha como assistente do seminário História Argentina e Latino-Americana, Política e educação no espelho da história de Santa Fé.

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

Gimenez, J. C. (2024). Intervenções da tradição política e pedagógica humanista-cristã na região de Santa Fé (Argentina) entre 1950 e 1983. Contribuições para sua análise em tempos de autoritarismo. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 13(01), 264-287. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14820