Percurso de estudo sobre ditadura militar, educação e memória: uma primeira apresentação

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DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14831

Palavras-chave:

Ditadura militar, Bahia, Memória, Educação

Resumo

O proposito central deste texto é reunir informações sobre as principais pesquisas realizadas no âmbito do projeto “Educação, Memória e História da Bahia: processos autoritários e ditadura civil-militar (1964-1985) como um dos recortes de investigação do Grupo de estudos em História e Memória das Políticas Educacionais e Trajetórias Sócio Geracionais (GHEMPE), tendo em vista a sua tarefa principal de reunir e sistematizar acervos documentais de várias naturezas e levar adiante análises sobre os conflitos e as múltiplas memórias alternativas, memorias da resistência que se fizeram presentes nos espaços educacionais baianos e as violações produzidas contra seus sujeitos concretos, professores, alunos entre outros. Temas e abordagens que apenas deixaremos enunciadas como contribuição para outros estudos.

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Biografia do Autor

Luciana Canário Mendes, Universidade de Pernambuco (UPE), Petrolina, Pernambuco, Brasil

Doutora (2018), Mestre (2013), Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação (2012), em Educação Inclusiva (IFMG, 2021) e em Docência em Educação Básica (IFMG, 2021) e Licenciada em Pedagogia (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Na graduação e pós-graduação stricto sensu foi bolsista da FAPESB e da CAPES. É pesquisadora vinculada aos Grupos de Estudos e Pesquisas Didático-Pedagógicas (IFNMG), na linha de pesquisa Saberes Docentes e Práticas de Ensino e no "Museu Pedagógico: a Educação Escolar e Não-Escolar", na Uesb. Atualmente, atua na área de Didática Geral e Processos de Ensino, na Universidade de Pernambuco (UPE). Área de Estudos e Atuação Profissional: Políticas Educacionais; Instituições Escolares; História da Educação e Educação Superior.

Lívia Diana Rocha Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Possui Graduação em Pedagogia (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) com estágio na Universidade Complutense de Madri, Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com estágio na Universidade Complutense de Madri. Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pesquisadora do Museu Pedagógico e Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e Professora convidada do CIFEX/USC (Espanha) desde 2005. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, geração e memória geracional, história e história da educação.

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

Canário Mendes, L., & Rocha Magalhães, L. D. (2024). Percurso de estudo sobre ditadura militar, educação e memória: uma primeira apresentação. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 13(01), 230-245. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14831