Curso de estudio sobre dictadura militar, educación y memoria: una primera presentación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14831

Palabras clave:

Dictadura militar, Bahía, Memoria, Educación

Resumen

El objetivo central de este texto es recopilar información sobre las principales investigaciones realizadas en el ámbito del proyecto “Educación, Memoria e Historia de Bahía: procesos autoritarios y dictadura cívico-militar (1964-1985) como una de las áreas de investigación del Grupo de Estudio en Historia y Memoria de Políticas Educativas y Trayectorias Sociogeneracionales (GHEMPE), con vistas a su tarea principal de sistematizar fondos documentales de diversa índole y realizar análisis de conflictos y múltiples memorias alternativas, memorias de resistencia que estuvieron presenten en espacios de instituciones educativas de Bahía y las violaciones producidas contra sus sujetos concretos, profesores, estudiantes, entre otros. Temas y enfoques que sólo enunciamos como contribuciones a otros estudios.

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Biografía del autor/a

Luciana Canário Mendes, Universidade de Pernambuco (UPE), Petrolina, Pernambuco, Brasil

Doutora (2018), Mestre (2013), Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação (2012), em Educação Inclusiva (IFMG, 2021) e em Docência em Educação Básica (IFMG, 2021) e Licenciada em Pedagogia (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Na graduação e pós-graduação stricto sensu foi bolsista da FAPESB e da CAPES. É pesquisadora vinculada aos Grupos de Estudos e Pesquisas Didático-Pedagógicas (IFNMG), na linha de pesquisa Saberes Docentes e Práticas de Ensino e no "Museu Pedagógico: a Educação Escolar e Não-Escolar", na Uesb. Atualmente, atua na área de Didática Geral e Processos de Ensino, na Universidade de Pernambuco (UPE). Área de Estudos e Atuação Profissional: Políticas Educacionais; Instituições Escolares; História da Educação e Educação Superior.

Lívia Diana Rocha Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Possui Graduação em Pedagogia (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) com estágio na Universidade Complutense de Madri, Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com estágio na Universidade Complutense de Madri. Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Pesquisadora do Museu Pedagógico e Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e Professora convidada do CIFEX/USC (Espanha) desde 2005. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, geração e memória geracional, história e história da educação.

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Publicado

2024-06-16

Cómo citar

Canário Mendes, L., & Rocha Magalhães, L. D. (2024). Curso de estudio sobre dictadura militar, educación y memoria: una primera presentación. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 13(01), 230-245. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14831