IMPLEMENTACIÓN DE FICHAS DIDÁCTICAS PARA EL TRABAJO INTERDISCIPLINARIO EN LA ESCUELA PRIMARIA EN CONTEXTO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9476Palavras-chave:
Fichas didáticas, Interdisciplina, Escola primária. Pandemia, Escola primária, PandemiaResumo
No momento do isolamento social obrigatório fornecido como medida de saúde em face da pandemia COVID-19, a atividade educacional cara a cara foi suspensa em todos os níveis. Nesse contexto, foi necessário apelar à educação virtual, constituindo-se em novas formas de ensino e aprendizagem para garantir a continuidade dos processos educativos. Desde o Programa de Extensão Educação e Sociedade. Rumo a uma Maior Inclusão Educacional, pertencente à Secretaria de Extensão Social e Cultural da Universidad Nacional do Litoral, Santa Fé - Argentina, desenvolve-se uma proposta para contribuir com o ensino a distância na educação básica, entendendo a educação científica como um imperativo estratégico.A análise dos processos de: elaboração de arquivos didáticos com propostas interdisciplinares para trabalhar conteúdos de Matemática e Ciências Naturais é apresentada a partir de atividades experimentais simples, divulgação dos cartoes em redes sociais, chat virtual e página web; e avaliação da aplicação dos arquivos pelos professores, por meio dos dados coletados em um questionário. A avaliação quanto à aplicação dos cartões pelos professores foi positiva, de acordo com as evidências fornecidas pelas opiniões coletadas no questionário.
Downloads
Referências
CAYO-ROJAS, C. F. y AGRAMONTE-ROSELL, R. C. Desafíos de la educación virtual en odontología en tiempos de pandemia COVID-19. Revista Cubana de Estomatología, Cuba, v.57, n.3, p.1-3. 2020.
Disponible en: http://www.revestomatologia.sld.cu/index.php/est/article/view/3341 Acceso 25 may.2021.
FURMAN, M. Educar mentes curiosas: la formación del pensamiento científico y tecnológico en la infancia. XI Foro Latinoamericano de Educación. Santillana. Buenos Aires, 2016. 89p.
HARLEN, W. Teaching, learning and assessing science K-12. SAGE Publications,
Londres. 2008. 263p.
MAGGIO, M. Educación en Pandemia. Paidós, Buenos Aires. 2020. 214p.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE LA PROVINCIA DE SANTA FE. Núcleos interdisciplinarios de contenidos (NIC): Recursos para su enseñanza. Disponible en: https://campuseducativo.santafe.edu.ar/wp-content/uploads/PDF-Libro-NIC-II.pdf. Acceso 20 mayo 2021.
REVERDITO, A. M. y LORENZO, M. G. Actividades experimentales simples. Un punto de partida posible para la enseñanza de la química. Educación en la Química, Buenos Aires, v.13, n. 2, p.108-121. 2007.
TORRES SANTOME, J. Globalización e interdisciplinariedad: el curriculum integrado. Morata, Madrid. 2006. 280p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.