THE DIALOGISM AND THE AESTHETICS OF RECEPTION IN THE ANTINOMIC THEOLOGICAL DISCOURSE OF THE SHORT STORIES “VICENTE” AND “O SENHOR”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13549

Keywords:

Dialogism, Reception aesthetics, Religiosity

Abstract

This is a study about of theological paradoxical relationship that exists between humanity and God, in the tales "Vincente" and "O Senhor”, written by the author Miguel Torga. This research was carried out based on a biographical study of the author, which pervades his native city, Trás-os-Montes. Through Bakhtin's concepts of the dialogic and Reception aesthetics analysis this review involved the life of the poet and the production process of the tales mentioned, as well as the course of the reader’s involvement with the work reaching to a common denominator regarding religiosity in Miguel Torga.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ane do Nascimento Parente Morhy Terrazas, Instituto Federal do Pará – IFPA (Campus Paragominas), Pará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Pará (2015) e em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa na Universidade da Cidade de São Paulo (2019-2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCL), na Universidade da Amazônia (2023-2025). Possui o curso "Avalon School of English Teacher Training" (Treinamento de professores da Avalon School of English) realizado em Londres, na Avalon Quantum English (2014), centralizado nas práticas modernas do ensino de línguas e fenômenos da linguagem. Pós-Graduada Lato Sensu em Estudos Linguísticos e Análise Literária na Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2018. Pós-Graduada Lato Sensu em Ensino da Língua Inglesa na Faculdade UniBF em 2022. Trabalha atualmente no Instituto Federal do Pará - IFPa, atuando no Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente e Ensino Superior, no Departamento de Ensino - IFPA Paragominas desde junho de 2022 como professora EBTT efetiva em regime de Dedicação Exclusiva. Trabalhou por nove anos como professora de inglês na escola de idiomas Aslan's Course S/S Ltda; trabalhou no Colégio Sophos como professora de Língua Inglesa nos níveis Fundamental e Médio e trabalhou como Professora de inglês e espanhol na Secretária de Educação do Pará (SEDUC - PA). Tem experiência na área de Letras , com ênfase em suas literaturas: Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Amazônica, Literatura Anglo-Americana, Ensino de Literatura e Ensino de Línguas Materna e Estrangeiras

Marco Antônio da Costa Camelo, Universidade do Estado do Pará, Pará, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1986), graduação em Letras Francês pela Universidade Federal do Pará (1991), mestrado em Ciências da Educação - Docência Universitária pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ e Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho - IPLAC (2000), doutorado em Educação Brasileira InfantoJuvenil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é concursado da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor catedrático da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, membro efetivo da Secretaria de Estado de Saúde Pública, professor adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, revisor, membro e parecerista da editora da Universidade do Estado do Pará - EDUEPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Literatura Portuguesa, Concepções Literárias Universais e Literatura InfantoJuvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, ensino/aprendizagem, educação e cultura.

Núbia Régia de Almeida, Instituto Federal do Pará – IFPA (Campus Paragominas), Pará, Brasil

Doutora em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins - PPGL/ UFT (2019), concluiu o mestrado neste mesmo programa em 2014. É graduada em Letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2001) e também em Letras - Português e espanhol com habilitação em LIBRAS pela Faculdade Integrada de Brasília - FABRAS (2019). Possui especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira/RJ (2002); Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília/DF (2008); Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) e em Libras pela Faculdade Educacional da Lapa (2018). Em sua carreira tem experiências acumuladas na docência da Educação Básica, Educação Superior, Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. Participa dos Grupos de Pesquisas: Observatório de Leitura em Inovação Tecnológica para a Educação PROPESQ/UFT; GEPLEL - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Leitura, Escrita e Livros UFU/CNPq e Grupo de Pesquisa: Multidisciplinar em Ensino, Educação, Química, Linguagens e Meio Ambiente - IFPA ? Campus Paragominas. Atualmente é professora do Instituto Federal do Pará - Campus Paragominas e atua nas seguintes linhas de pesquisa: Políticas Públicas para Leitura, Políticas Públicas Educacionais, Ensino de Língua e Literatura e Políticas Públicas para Educação dos Surdos.

References

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: _________BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do Discurso. In:________ BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005.

FERREIRA, António Manuel. O Brasil de Miguel Torga. In:________ PEREIRA, Paulo Alexandre (ed.); JACOTO, Lilian (ed.). Derivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008.

______. O conto de Miguel Torga. In: CORRADIN, Flávia Maria; JACOTO, Lilian (ed.). Literatura Portuguesa: ontem, hoje. São Paulo: Editora Paulistana, 2008.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

SÁ, Olga de. Miguel Torga: ternura e telurismo. 2011. Disponível em . Acesso em 12/02/2023.

TORGA, Miguel. Bichos. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1996.

______. Novos Contos da Montanha. 12. ed. Coimbra: Digital Source, 2014. Disponível em: <http://groups.google.com/group/digitalsource>. Acesso em 13/03/2023.

______. I Volume de Diário. 4.ed. Coimbra: Editora Coimbra, 1957.

ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e história da literatura. São Paulo: Editora Ática, 2004.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.

SILVA, Ana Cláudia Salomão da; PAZ, Ravel Giordano. Observações sobre a aplicação da metodologia da estética da recepção A Helena, de Machado de Assis. REEL – Revista Eletrônica de Estudos Literários, Vitória, s. 3, ano 10, n. 14, 2014.

LUKIANCHUKI, C. Dialogismo: A linguagem verbal como exercício do social. Revista Sinergia, 2001.

MULLER, J. A transgressão de Vicente: resenha crítica do conto "Vicente". Akrópolis Umuarama, v. 28, n. 1, p. 95-97, jan./jun. 2020.

Published

2023-12-10

How to Cite

do Nascimento Parente Morhy Terrazas, A., da Costa Camelo, M. A. ., & de Almeida, N. R. (2023). THE DIALOGISM AND THE AESTHETICS OF RECEPTION IN THE ANTINOMIC THEOLOGICAL DISCOURSE OF THE SHORT STORIES “VICENTE” AND “O SENHOR”. Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue Between the Sciences, 12(02), 240-258. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13549