EL DIALOGISMO Y LA ESTÉTICA DE LA RECEPCIÓN EN EL DISCURSO TEOLÓGICO ANTINÓMICO DE LOS CUENTOS “VICENTE” Y “O SENHOR”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13549

Palabras clave:

Dialogismo, Estética de la recepción, Religiosidad

Resumen

Esto es un estudio sobre las paradójicas relaciones teológicas existentes entre la humanidad y Dios, en los cuentos “Vicente” y “O Senhor”, del autor Miguel Torga. Esta investigación se realizó a partir de un estudio biográfico del autor, que permea su ciudad natal de Trás-os-Montes. Se realizó um abordaje del concepto dialógico Bakhtiniano y el Análisis de la Recepción que involucró la vida del poeta y su proceso de producción de historias, así como la implicación del lector con la obra para llegar a un denominador común respecto a la religiosidad em Miguel Torga. Para ello se tomaron como referentes fundamentalmente los planteamientos teóricos de los siguientes autores: Bakhtin (2006), Jauss (1994) Zilberman (2004) Brait (2005), entre otros.

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Biografía del autor/a

Ane do Nascimento Parente Morhy Terrazas, Instituto Federal do Pará – IFPA (Campus Paragominas), Pará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Pará (2015) e em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa na Universidade da Cidade de São Paulo (2019-2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCL), na Universidade da Amazônia (2023-2025). Possui o curso "Avalon School of English Teacher Training" (Treinamento de professores da Avalon School of English) realizado em Londres, na Avalon Quantum English (2014), centralizado nas práticas modernas do ensino de línguas e fenômenos da linguagem. Pós-Graduada Lato Sensu em Estudos Linguísticos e Análise Literária na Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2018. Pós-Graduada Lato Sensu em Ensino da Língua Inglesa na Faculdade UniBF em 2022. Trabalha atualmente no Instituto Federal do Pará - IFPa, atuando no Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente e Ensino Superior, no Departamento de Ensino - IFPA Paragominas desde junho de 2022 como professora EBTT efetiva em regime de Dedicação Exclusiva. Trabalhou por nove anos como professora de inglês na escola de idiomas Aslan's Course S/S Ltda; trabalhou no Colégio Sophos como professora de Língua Inglesa nos níveis Fundamental e Médio e trabalhou como Professora de inglês e espanhol na Secretária de Educação do Pará (SEDUC - PA). Tem experiência na área de Letras , com ênfase em suas literaturas: Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Amazônica, Literatura Anglo-Americana, Ensino de Literatura e Ensino de Línguas Materna e Estrangeiras

Marco Antônio da Costa Camelo, Universidade do Estado do Pará, Pará, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1986), graduação em Letras Francês pela Universidade Federal do Pará (1991), mestrado em Ciências da Educação - Docência Universitária pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ e Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho - IPLAC (2000), doutorado em Educação Brasileira InfantoJuvenil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é concursado da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, professor catedrático da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, membro efetivo da Secretaria de Estado de Saúde Pública, professor adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, revisor, membro e parecerista da editora da Universidade do Estado do Pará - EDUEPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Literatura Portuguesa, Concepções Literárias Universais e Literatura InfantoJuvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, ensino/aprendizagem, educação e cultura.

Núbia Régia de Almeida, Instituto Federal do Pará – IFPA (Campus Paragominas), Pará, Brasil

Doutora em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins - PPGL/ UFT (2019), concluiu o mestrado neste mesmo programa em 2014. É graduada em Letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2001) e também em Letras - Português e espanhol com habilitação em LIBRAS pela Faculdade Integrada de Brasília - FABRAS (2019). Possui especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira/RJ (2002); Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília/DF (2008); Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) e em Libras pela Faculdade Educacional da Lapa (2018). Em sua carreira tem experiências acumuladas na docência da Educação Básica, Educação Superior, Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. Participa dos Grupos de Pesquisas: Observatório de Leitura em Inovação Tecnológica para a Educação PROPESQ/UFT; GEPLEL - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Leitura, Escrita e Livros UFU/CNPq e Grupo de Pesquisa: Multidisciplinar em Ensino, Educação, Química, Linguagens e Meio Ambiente - IFPA ? Campus Paragominas. Atualmente é professora do Instituto Federal do Pará - Campus Paragominas e atua nas seguintes linhas de pesquisa: Políticas Públicas para Leitura, Políticas Públicas Educacionais, Ensino de Língua e Literatura e Políticas Públicas para Educação dos Surdos.

Citas

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Publicado

2023-12-10

Cómo citar

do Nascimento Parente Morhy Terrazas, A., da Costa Camelo, M. A. ., & de Almeida, N. R. (2023). EL DIALOGISMO Y LA ESTÉTICA DE LA RECEPCIÓN EN EL DISCURSO TEOLÓGICO ANTINÓMICO DE LOS CUENTOS “VICENTE” Y “O SENHOR”. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 12(02), 240-258. https://doi.org/10.22481/rbba.v12i02.13549