A REFUNCIONALIZAÇÃO DO ESTADO E A POLÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE DOMINAÇÃO BURGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7791

Palavras-chave:

Estado, Autoritarismo, Fundo Público, Educação, BNCC

Resumo

O presente texto versa sobre a atualização das estratégias de produção e perpetuação da hegemonia burguesa no Brasil, no contexto de crise estrutural do capitalismo e de ampliação da dominação do capital financeiro, manifesta a partir da década de 1970 e estendida aos dias atuais. Com base no referencial gramsciano, aponta que tais estratégias têm se pautado, entre outras coisas, pela manutenção e aprofundamento de reformas, realizadas sobre e por dentro do aparelho governativo do Estado, sob notável influência de grupos empresariais, organizados em seus aparelhos privados de hegemonia. No campo educacional, essas reformas se voltam aos interesses de tais grupos, os quais se mobilizam, entre outras coisas, no sentido da disputa por parcelas mais vultosas do fundo público. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular surge como um dos elementos de atualização deste projeto hegemônico, dentro de um plano estratégico mais amplo de reprodução das relações de dominação burguesa, com fortes acentos autoritários.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Bandeira dos Santos Cruz, D., & Pedrosa Marcassa, L. (2020). A REFUNCIONALIZAÇÃO DO ESTADO E A POLÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE DOMINAÇÃO BURGUESA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 9(02), 136-155. https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7791