ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO (EDF): ANÁLISE PRELIMINAR E ANÁLISE A PRIORI PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS (ℕ, ℤ, ℚ, ℝ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10369

Palavras-chave:

Engenharia Didática de Formação, Conjuntos numéricos, Formação de professores

Resumo

Durante a década de 80 os pressupostos da Engenharia Didática mantinha o auge das pesquisas acerca dos alunos e do ensino-aprendizagem. Não tardiamente, em 2009 na França, pesquisadores reconheceram que os professores precisavam ser inseridos no quadro de suas pesquisas, passando a integrar a tríade: formação-pesquisa-ensino na chamada de Engenharia Didática de Formação, uma extensão da engenharia didática para a formação de professores de Matemática. Portanto, neste trabalho é apresentado um recorte de pesquisa de mestrado que tem como objetivo mostrar o uso da engenharia didática de formação na formação inicial de professores de matemática de uma instituição pública de ensino brasileira, a partir da construção dos conjuntos numéricos.  Construíram-se situações-problemas como recurso didático, para isso, foi usado duas fases da engenharia didática: análise preliminar e análise a priori. Por fim, a engenharia didática é uma metodologia de pesquisa verossímil a uma sala de aula, nela é possível o professor/pesquisador estudar os fenômenos encontrados na sala de aula, porém, em uma ótica de pesquisa e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Ceará, Brasil

professor do Instituto Feredral de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

professor e coordenador do doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN)

bolsista de pesquisa cnpq2

Referências

ALMOULOUD, S.; SILVA, M. Engenharia didática: evolução e diversidade. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 22-52, 2012.

ALMOULOUD, S. Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos. REVEMAT, v. 11, n. 2, p. 109-141, 2016.

ALVES, F. R. V; CATARINO, P. M. M. C. Engenharia Didática de Formação (EDF): repercussões para a formação do professor de matemática no Brasil. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 18, p. 121-137, 2017.

ALVES, F. R. V. Engenharia Didática (ED): Análises preliminares e a priori para a equação diferencial de Claireaut, REVEMAT, v. 15, p. 1-33, 2020.

ARTIGUE, M. Ingéniere didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.

ARTIGUE. M. & Al (Eds). Vingt ans de Didactique des Mathématiques en France. Grenoble: La pensée sauvage, 1992.

ARTIGUE, M. Epistémologie et didactique de recherches em Didactique des Matemática, Grenoble: Lá pensée sauvage, v. 10, n. 20, p. 241-286, 1996.

BAILLEUL, M. Engenharia de Formação: o exemplo do treinamento de estudantes de treinamento em formação de professores. Educação, Matemática e Pesquisa de São Paulo, v. 17, n. 1, p. 137-161, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília (DF), 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Média. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 2. Brasília: MEC, 1998.

BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v.7, n. 2, p.33-116, 1986.

CIDRÃO, G. G; ALVES, F. R. V. O percurso Investigativo acerca da Engenharia Didática de Desenvolvimento no cenário educacional brasileiro. UNIÓN- Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 16, n. 60, p. 57-75, 2020.

DOUADY, R. La ingeniere didáctica y la evolución de su relación com el conecimiento. Gomez, P. (org). Ingeniere Didactique em Educación Matemática. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamericano, p. 61-97, 1995.

FERREIRA, J. A construção dos números. Editora: Sociedade Brasileira de Matemática, p. 1-139, 2012.

PERRIN-GLORIAN, M. J. L’ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Développement des ressources et formação des enseignants. in Margolinas et all.(org.): En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d ́Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, v. 1, p. 57-78, 2009.

ROBINET, F. Le L’ingeniere Didactiques. Les cahiers Blancs, v. 1, n. 1, p. 1-11, 1983.

TEMPIER, F. Novas perspectivas para a Engenharia Didática: um exemplo para o desenvolvimento de um recurso para o ensino decimal número sistemático de matemática para o professor. Educação, v. 19, n. 1, p. 261-276, 2016.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

Gomes Cidrão, G., & Vieira Alves, F. R. (2022). ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO (EDF): ANÁLISE PRELIMINAR E ANÁLISE A PRIORI PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS (ℕ, ℤ, ℚ, ℝ). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(01), 58-72. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10369

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo