CONTRATO DIDÁCTICO EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA CONTRIBUCIÓN AL ESTUDIO DEL ÁREA ALIADA AL SOFTWARE GEOGEBRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.8869

Palabras clave:

Contrato didáctico, Enseñanza remota, Estudio de área

Resumen

El aprendizaje a distancia se aplica en situaciones de emergencia, donde las clases tienen lugar fuera del espacio físico, el aula, y luego en línea. Este trabajo presenta un modelo de enseñanza basado en la Teoría de Situaciones Didácticas (TSD) y apoyado en el software GeoGebra, como una forma de facilitar el aprendizaje de los estudiantes. El objetivo es describir una propuesta didáctica para la enseñanza del área de figuras planas, estableciendo un contrato didáctico en el entorno remoto. En el desarrollo se utilizará la Ingeniería Didáctica (DE) como metodología de investigación, desarrollando sus dos primeras fases (análisis preliminar y concepción y análisis a priori), buscando favorecer un entorno para la construcción del conocimiento. Un gran desafío para el aprendizaje remoto es el acceso a internet, ya que muchos estudiantes usan una conexión muy inestable, otros usan sus propios datos móviles y todavía hay estudiantes que ni siquiera tienen internet en casa, desafortunadamente, esto sigue siendo un problema en muchas ciudades brasileñas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE – Fortaleza/CE

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2023). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqNº 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. Participou da coordenação e implantação do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecologia do Estado do Ceará. Coordenador do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE. Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2021/2022), designado mediante a Resolução nº 48/2021. Membro titular do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - EDIFCE (2021/2022).

Citas

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. São Paulo: UFPR, 2007.

ALMEIDA, F. E. L; LIMA, A. P. A. B. Os efeitos do contrato didático na sala de aula de Matemática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife, PE, p. 1-10, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/21198306-Os-efeitos-de-contrato-didatico-na-sala-de-aula-de-matematica.html. Acesso em: 01 de junho de 2021.

ALVES, F. R. V. Didática da matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica. Interfaces da Educação, v. 7, n. 21, p. 131-150, 2016.

ALVES, F. R. V. Engenharia Didática com o tema integrais de funções na variável complexa: Análises preliminares, a priori e modelização de situações. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 7, n. 1, p. 25-48, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323668771_ENGENHARIA_DIDATICA_COM_O_TEMA_INTEGRACAO_DE_FUNCOES_NA_VARIAVEL_COMPLEXA_ANALISES_PRELIMINARES_A_PRIORI_E_MODELIZACAO_DE_SITUACOES/link/5aa342ba0f7e9badd9a79a24/download. Acesso em: 20 maio 2021.

ARRUDA, J. P.; SOARES, M.; MORETTI; M. T. (Re)Afirmando, (Re)Negociando e (Re)Criando Relações no Ambiente Escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática. Revista PEC, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 19-30, 2003. Disponível em <http://www.docstoc.com/docs/20473913/(Re)Afirmando-(Re)Negociando-e(Re)Criando-Rela%C3%A7%C3%B5es-no-Ambiente>. Acesso em: 01 dez. 2010.

ARTIGUE, Michelle. Engenharia didáctica. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, p. 193-217, 1996.

BROUSSEAU, Guy. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, p. 16-33, 1986.

BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, p. 35 – 113, 1996.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Apresentação: Benedito Antonio da Silva, Consultoria técnica: José Carlos Miguel, Tradução: Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

CHARNEI, M. Dificuldade de aprendizagem do cálculo de área de figuras planas retangulares: uma possibilidade através do GeoGebra. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 623, 2019. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9008>. Acesso em: 31 maio 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.623.

CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999.

CHEVALLARD, Y.; BOSH, M.; GASCÓN, J. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

CIDRÃO, G. G.; AZEVEDO, I. F.; ALVES, F. R. V. O contrato didático no ensino remoto: uma aplicação na aula de Geometria. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, v. 1, n. 28, p. 251-257, 2021.

COSTA, A. P.; BATISTA, R.; MORAIS, M. D. Área de figuras planas no 8º ano do ensino fundamental do Brasil: um estudo sob a ótica da teoria antropológica do didático. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 32, n. 2, p. 150-158, 2019. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/14100/. Acesso em: 31 maio 2021.

CURY, H. C. As Concepções De Matemática dos Professores de Matemática e Suas Formas de Considerar os Erros dos Alunos. 1994. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.

FERREIRA, W. C.; OLIVEIRA, C. A. O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/ 390>. Acesso em: 31 maio 2021. doi:http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i1.390.

FIGUEROA, T. P.; ALMOULOUD, S. A. O Milieu e o Contrato Didático – Análise de uma Aula Demonstrativa do Círculo da Matemática do Brasil. Acta Scientiae, v. 20, n. 4, p. 687-706, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/4620. Acesso em: 28 maio 2021.

KOBASHIGAWA, A. H.; ATHAYDE, B. A. C.; MATOS, K. F. O.; CAMELO, M. H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional ABC na Educação Científica, São Paulo, p. 212-217, 2008 Disponível em: <https://docplayer.com.br/54659874-Estacao-ciencia-formacao-de-educadores-para-o-ensino-de-ciencias-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental.html>. Acesso em: 31 maio 2021.

LEIVAS, J. C. P.; GOBBI, J. A. O software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologias, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 182-199, 2014.

MACHADO, S. D. A. Engenharia Didática. In: MACHADO, S. D. A. (org). Educação Matemática: Uma (nova) introdução. EDUC 2ª ed. São Paulo: [s.n.], p. 197-208, 2002.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, p. 1-35, 2020.

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo: 2013.

SILVA, N. A.; FERREIRA, M. V. V.; TOZETTI, K. D. Um estudo sobre a situação didática de Guy Brousseau. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Curitiba, v. 12, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18159_8051.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Alves Rodrigues, J., da Silva Santiago, P. V., Vieira Alves, F. R., & Brandão Menezes, D. (2021). CONTRATO DIDÁCTICO EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: UNA CONTRIBUCIÓN AL ESTUDIO DEL ÁREA ALIADA AL SOFTWARE GEOGEBRA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 10(02), 232-252. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.8869