A RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10903Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Ensino Médio, Física, MatemáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Física e Matemática com embasamento teórico-metodológico e histórico a partir de materiais voltados à pesquisa da relação entre esses dois campos de estudo (KARAM, 2007; 2009; 2015). Percebe-se que em muitos casos a Física é ensinada visando apenas a aplicação direta de “fórmulas” matemáticas, sem que o contexto real do problema, muito menos a explicação física da utilização dessas equações, sejam devidamente explicados (MOREIRA, 2017; 2021a; 2021b). Tal fenômeno leva o estudante a não entender a necessidade de estudar Física em um contexto em que eles já estudam Matemática. Por esse motivo, apresenta-se neste trabalho, com alguns exemplos e por meio de uma metodologia qualitativa, como que tais disciplinas possuem relações e como podem ser pensadas para o ensino médio, para ao menos tentar promover o processo de ensino-aprendizagem dessas matérias, que são importantes para a formação crítica e lógica dos estudantes para atuarem no mundo moderno.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos da Ciência e da Escola: Ideologia e Leituras Possíveis. Campinas: Mercado das letras, 2004.
AMORIM, M. A. R. A “matematização da natureza”. Revista Educação Pública, v. 13, n. 46, p. 1-2, 2013. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/13/46/a-ldquomatematizaccedilatildeo-da-naturezardquo>. Acesso em: 15 Nov. 2020.
ATAÍDE, A. R. P. O PAPEL DA MATEMÁTICA NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TERMODIN MICA. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Física. Universidade Estadual de Feira de Santana, 181 f. 2012.
EINSTEIN, A. Geometria e experiência. 1921. Disponível em: <https://www.ime.usp.br/~pleite/pub/artigos/einstein/geometria_e_experiencia.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2021.
HAWKING, S. Breve Respostas Para Grandes Questões. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
KARAM, R. A. S.; PIETROCOLA, M. A. Discussão das relações entre Matemática e Física no ensino de Relatividade Restrita: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis. Anais… Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
KARAM, R. A. S. Matemática como estruturante e Física como motivação: uma análise de concepções sobre as relações entre matemática e física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., Florianópolis. Anais… Florianópolis: ABRAPEC, 2007.
KARAM, R. A. S. Introdução da questão temática na interação da física e da matemática. Sci. & Educ., 24, p. 487-494, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11191-015-9763-9>. Acesso em: 01 nov. 2020.
MARENGÃO, L. S. L. Os três momentos pedagógicos e a elaboração de problemas de física pelos estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Goiânia. Universidade Federal de Goiás, 82 f. 2012. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/561>. Acesso em: 17 ago. 2021.
LEMOS, L. S. et al.. SOBRE A MATEMATIZAÇÃO DA NATUREZA: O PENSAMENTO UNIFICADOR QUE PERMEOU TODOS OS RAMOS DA FÍSICA. In: JORNADA CIENTÍFICA DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA, 12., Volta Redonda. Anais… Volta Redonda: IFRJ, 2021.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2017. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7074>. Acesso em: 22 ago. 2021.
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, n. Suppl 1, e20200451, 2021a. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0451>. Acessado em: 27 ago. 2021.
MOREIRA, M. A. Ensino de Ciências: críticas e desafios. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 1-10, 2021b. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/910>. Acessado em: 02 out. 2021.
NEIDE, Í. G.; QUARTIERI, M. T. Recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e da Física. In: DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. (orgs.). Aproximando a Matemática e a Física por meio de recursos tecnológicos: Ensino Médio. Lajeado: Editora da Univates, 2016.
PIETROCOLA, M. A Matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 93-114, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297>. Acesso em: 01 nov. 2020.
PIETROCOLA, M. A.; et al. Física em contextos. 1. ed. (Coleção Física em contextos). São Paulo: Editora do Brasil, 2016.
PINHEIRO, T. F.; PINHO-ALVES, J.; PIETROCOLA, M. Modelização de variáveis: uma maneira de caracterizar o papel estruturador da Matemática no conhecimento científico. In: PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 nov. 2020.
TREFFERS, A.; GOFFREE, F. Rational analysis of realistic mathematics education: the Wiskobas program. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 9., 1985, Utrecht. Proceedings… Utrecht: Utrecht University, 1985. v. 2. p. 97-121.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.