Níveis de reflexão pedagógica evidenciados na análise de uma residente sobre seu trabalho didático com uma tabela de dupla entrada em aulas de físico-química
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14555Palavras-chave:
Residência de professores, Escrita reflexiva, Formação inicial de professoresResumo
A presente pesquisa analisou os níveis de reflexão pedagógica evidenciados na análise de uma residente sobre seu trabalho didático com uma tabela de dupla entrada nas aulas de físico-química. Utilizando uma metodologia qualitativa, o texto produzido pela estagiária foi examinado, identificando modos contextualizados de escrita reflexiva. Os resultados mostraram que a estagiária utilizou diferentes níveis de reflexão, passando de descrições para reflexões didáticas e críticas dialógicas. Inicialmente, ela preferiu modalidades descritivas para contextualizar a tabela. Em seguida, passou para reflexões de nível mais alto, deliberando sobre as implicações para a aprendizagem, justificando as decisões didáticas e propondo melhorias. A transcrição das trocas discursivas em sala de aula permitiu que a residente analisasse seu trabalho, considerando como o conteúdo circulava no plano social. A inscrição das modalidades de escrita na sequência temporal do texto ampliou a análise para além da presença/ausência de modalidades e frequências. A visualização da sucessão de categorias nas frases possibilitou a identificação de perfis que expressavam diferentes variações nos níveis reflexivos.
Downloads
Referências
ATTAR, Hooman; SHAHABI, Seyed Mohammad Reza; MOHAMMADI KIAKALEH OMLASHI, Mahdis. Reform by reflection: Schön’s legacy to management practice in times of uncertainty. Interdisciplinary Journal of Management Studies (Formerly known as Iranian Journal of Management Studies), v. 9, n. 3, p. 579-597, 2016. https://doi.org/10.22059/IJMS.2016.57544
AZEVEDO, Eugénia Lopes et al. How can a facilitator’s caring approach trigger and deepen pre-service teachers’ reflection on their pedagogical practice? A year-long action research study. Reflective practice, v. 24, n. 6, p. 806-818, 2023. https://doi.org/10.1080/14623943.2023.2264213
BANSAL, Garima. Teacher discursive moves: Conceptualising a schema of dialogic discourse in science classrooms. International Journal of Science Education, v. 40, n. 15, p. 1891-1912, 2018. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1514543
CAPEL, Susan. Moving beyond physical education subject knowledge to develop knowledgeable teachers of the subject. The Curriculum Journal, v. 18, n. 4, p. 493-507, 2007. https://doi.org/10.1080/09585170701687936
CHOO, Yee Bee; ABDULLAH, Tina; NAWI, Abdullah Mohd. Learning to teach: Patterns of reflective practice in written journal. LSP International Journal, v. 5, n. 2, 2018.
DEWEY, John. Cómo pensamos. Ediciones de la Lectura, 1933.
ELLIOTT-JOHNS, Susan E. Working towards meaningful reflection in teacher education as professional learning. LEARNing Landscapes, v. 8, n. 1, p. 105-122, 2014. https://doi.org/10.36510/learnland.v8i1.677
FUND, Zvia; COURT, Deborah; KRAMARSKI, Bracha. Construction and application of an evaluative tool to assess reflection in teacher-training courses. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 27, n. 6, p. 485-499, 2002. https://doi.org/10.1080/0260293022000020264
HATTON, Neville; SMITH, David. Reflection in teacher education: Towards definition and implementation. Teaching and teacher education, v. 11, n. 1, p. 33-49, 1995. https://doi.org/10.1016/0742-051X(94)00012-U
JAY, Joelle K.; JOHNSON, Kerri L. Capturing complexity: A typology of reflective practice for teacher education. Teaching and teacher education, v. 18, n. 1, p. 73-85, 2002. https://doi.org/10.1016/0742-051X(94)00012-U
KLIMOVA, Blanka. Diary writing as a tool for students’ self-reflection and teacher's feedback in the course of academic writing. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 197, p. 549-553, 2015. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.189
LARA SUBIABRE, Brenda. Reflexión pedagógica de profesores en formación. Un estudio de cuatro universidades chilenas. Perspectiva Educacional, v. 58, n. 1, p. 4-25, 2019. http://dx.doi.org/10.4151/07189729-Vol.58-Iss.1-Art.802
LOUGHRAN, J. John. Effective reflective practice: In search of meaning in learning about teaching. Journal of teacher education, v. 53, n. 1, p. 33-43, 2002. https://doi.org/10.1177/0022487102053001004
MUÑOZ, Silvia Laura; DOMÍNGUEZ, Laura Pañagua; GARCÍA, Nieves Blanco. La escritura reflexiva como mediación en la formación inicial de docentes. Pensar la enseñanza, inscribir la experiencia. Investigación en la escuela, n. 101, p. 109-117, 2020. https://doi.org/10.12795/IE.2020.i101.09
REID, Norman. The Triangle Model: The Contribution of the Late Professor Alex H. Johnstone. JSE, v. 2, n. 1, 2020.
ROLINDO, Joicy Mara Rezende; DE SOUZA, Francisco Edílson. Leitura/escritura: um processo de construção de sentido. Revista de Educação, v. 11, n. 12, p. 69-84, 2008.
ROS, Aureli Caamaño. La estructura conceptual de la química: realidad, conceptos y representaciones simbólicas. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, n. 78, p. 7-20, 2014.
SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner: How professionals think in action. Routledge, 2017.
SIERRA-NIETO, José Eduardo; CAPARRÓS-MARTÍN, E.; MOLINA-GALVAN, M.; & BLANCO-GARCÍA, N. (2017). Aprender a través de la escritura. Los diarios de prácticas y el desarrollo de saberes experienciales, 2017. https://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2017.v28.n3.49708
SOYSAL, Y. Determining the mechanics of classroom discourse in vygotskian sense: Teacher discursive moves reconsidered. Research in Science Education, v. 50, n. 4, p. 1639-1663, 2020.
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Morata, 2020.
SUPHASRI, Ponsawan; CHINOKUL, Sumalee. Reflective Practice in Teacher Education: Issues, Challenges, and Considerations. PASAA: Journal of Language Teaching and Learning in Thailand, v. 62, p. 236-264, 202.
YÜKSEL, İlknur. ELT Preservice Teachers' Conceptualization of Teaching Practice: A Metaphor Analysis of the Dynamics of Teaching Practice. International Journal of Higher Education, v. 8, n. 4, p. 254-265, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.