UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE ENTRE SEXO E RAÇA COM TEMÁTICAS DE UMA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v9i1.6690Palavras-chave:
Interseccionalidade entre Sexo e Raça., Aspectos Econômicos., Desigualdade racial, Mulher Negra, Gráficos EstatísticosResumo
Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade construída com o foco na interpretação de gráficos estatísticos a partir de temáticas que versem sobre a interseccionalidade de sexo e raça, considerando aspectos econômicos e sociais das cidades de Salvador-BA e São Paulo-SP, entre 2011 e 2017. A importância deste tema consiste em apresentar discussões referente à desigualdade racial, sobretudo das mulheres negras, no mercado de trabalho. A visibilidade desse tema é relevante considerando a persistência do racismo estrutural em diferentes setores econômicos, bem como na ausência de equidade social para a população negra. Utilizamos como metodologia de pesquisa qualitativa, para analisar de forma crítica e reflexiva os dados estatísticos apresentados através de órgãos e instituições de pesquisa nacional. Os dados serviram para a construção de atividades destinadas aos(às) alunos(as) de Ensino Médio da Educação Básica para discutir, a partir de análises de gráficos, o lócus ocupado pela mulher negra na sociedade brasileira, tomando como amostra as cidades já citadas, além das regiões do país em que se situam. Portanto, trazê-las para esta discussão torna-se relevante, já que o problema do racismo estrutural ainda é visível na sociedade, particularmente no mercado de trabalho, foco deste estudo. Assim, discutir essa temática é necessária para que estudantes possam analisar e compreender a partir de um olhar crítico e reflexivo o lugar da mulher negra na sociedade, a partir da interpretação de gráficos estatísticos de dados sobre educação e renda, focado no letramento estatístico.
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