A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM DIÁLOGO COM ELIZABETH MACEDO

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DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7790

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Diálogo, Significantes, Elizabeth Macedo

Resumo

Esse escrito busca resenhar o pensamento de Elizabeth Macedo em textos referentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nele irei tecer interpretações sobre os seguintes textos: 1) “Base nacional curricular comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação”, (MACEDO, 2014); 2) “Base nacional curricular comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si”, (MACEDO, 2016); 3) “As demandas conservadoras do movimento escola sem partido e a Base Nacional Curricular Comum”, (MACEDO, 2017); 4) “‘A base é a base’. E o currículo o que é?”, (MACEDO, 2018); e 5) “Fazendo a base virar realidade: competências e o germe da comparação”, (MACEDO, 2019). O que busco a partir do pensamento de Macedo, é situar os agentes políticos que têm atuado na tentativa de hegemonização de uma base sobre o pretexto de mais qualidade na educação e justiça social. O ponto central é pensar, já que a base foi implementada, seus sentidos, e como os escritos da pesquisadora foram se desdobrando entre os anos de 2014 a 2019 na tentativa de apresentar os significantes à BNCC.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Santos, M. (2020). A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM DIÁLOGO COM ELIZABETH MACEDO. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 9(02), 123-135. https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7790