Heterotopias e produção de sentido nos espaços de salas de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11276

Palavras-chave:

produção de subjetividade, escola básica, universidade

Resumo

Este artigo acontece entre os modos de trabalhar formação que estreitam a relação escola básica e universidade perspectivada pela invenção. Toma como análise e intervenção experiências de professoras tecidas entre Salas de leitura das escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e as investigações do grupo de pesquisa Oficina de Formação Inventiva de Professores (OFIP) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Nele são enunciados cinco princípios que regem as salas de leitura, e as disputas de sentido que atravessam sua existência contida no conceito foucaultiano de heterotopia, a saber: a sala de leitura é lugar de leitura literária, de encontro, de formação, de invenção e de arte. Uma sala de leitura, nestes termos, não é somente um espaço físico, mas os posicionamentos e contraposicionamentos, que se manifestam na relação sujeitoespaçotempo.

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Biografia do Autor

Liliana Secron, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, UERJ; Professora da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) e da Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ) - Brasil; Grupo de pesquisa Oficina de Formação Inventiva de Professores (OFIP/CNPq); Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia.

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Doutorado em Psicologia, UFRJ; Professora Associada e Procientista da UERJ - Brasil; Coordenadora do Grupo de pesquisa Oficinas de Formação Inventiva de Professores (OFIP/CNPq); Editora da Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE/UERJ); Vice Coordenadora do FEPAE/Nacional/ANPED. Contribuição de autoria, escrita, obtenção de financiamento FAPERJ, supervisão, revisão e edição

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

SECRON, L.; DIAS, R. de O. Heterotopias e produção de sentido nos espaços de salas de leitura. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11276, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11276. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11276. Acesso em: 22 dez. 2024.