Análise prototípica das representações sociais de egressos da escola normal de Vitória da Conquista – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12008

Palavras-chave:

análise prototípica, representações sociais, escola normal

Resumo

Este artigo buscou apreender o núcleo central (NC) e o sistema periférico (ABRIC, 1988) das representações sociais (MOSCOVICI, 2012) de egressos, sobre a escola Normal de Vitória da Conquista – BA, com o intuito de contribuir com orientação de práticas pedagógicas e construção de saberes nos processos formativos. Participaram do estudo 10 ex-estudantes. A produção de informações foi realizada através de entrevistas realizadas pela Plataforma Google Meet, entre os meses de outubro de dezembro de 2021. Foram utilizados dois instrumentos para produção das informações: a técnica de associação livre de palavras (TALP), cujo tema indutor foi ‘Escola Normal’, sendo-lhes solicitado que registrassem as primeiras cinco palavras que lhes viessem à lembrança, e um questionário semiestruturado. As palavras evocadas passaram por análise prototípica utilizando o software IRAMUTEQ. Os achados apontam a palavra ‘amizade’, como sendo o núcleo central das representações, e a palavra ‘profissão’, constituindo o sistema periférico. A saliência desta representação permite afirmar o alto grau de afetividade atribuído à instituição de ensino por parte dos seus atores, atribuindo àquele espaço representacional um lugar de estabelecimento de vínculos de amizade, sobrepondo-se a aspectos mais formais. E a presença da palavra ‘profissão’ no sistema periférico, destaca a importância da escola na escolha de suas profissões, pois, dos 10 participantes, 6 seguiram na carreira docente.

 

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Biografia do Autor

Alan de Aquino Rocha, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Alan de Aquino Rocha. Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do Departamento de Saúde I. Professor da Rede Estadual Baiana. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES). Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

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Publicado

2023-02-15

Como Citar

ROCHA, A. de A. Análise prototípica das representações sociais de egressos da escola normal de Vitória da Conquista – BA. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12008, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12008. Acesso em: 22 dez. 2024.