Avaliação formativa na aprendizagem de jovens e adultos: estudo de caso do centro de educação de Namacula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12099

Palavras-chave:

avaliação, aprendizagem, educação, formativa

Resumo

O presente artigo visa compreender a avaliação formativa na aprendizagem dos Adultos do Centro de Educação de Namacula. A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa e exploratória. Para a colecta de dados recorreu-se a observação e a entrevista aos professores e alunos. No que diz respeito à análise de dados recorreu-se a triangulação de dados e análise de conteúdos. A pesquisa mostra que, as estratégias usadas pelos professores não têm como foco a prática da avaliação de aprendizagem formativa, as políticas de avaliação não têm em conta a educação de jovens e adultos, sobretudo nas suas necessidades e motivações de aprendizagem. Para o efeito é necessário o acompanhamento na implementação da política de Educação de Jovens e Adultos, sendo necessário a melhoria das condições de funcionamento das escolas, e a formação de professores e a sua remuneração.

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Biografia do Autor

Momade Raúl Suquia, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma Extensão do Niassa. Licenciado em PAGE pela Universidade Pedagógica Delegação do Niassa. Contribuição: Autor.  

Félix Lucas Muhoro, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma Extensão do Niassa. Licenciado em História pela Universidade Pedagógica Delegação do Niassa. Contribuição: Autor.

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição: Autor.

Arlindo Pichesse Naciaia, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição: Autor.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

SUQUIA, M. R.; MUHORO, F. L.; TEIMOSO, A. R.; NACIAIA, A. P. Avaliação formativa na aprendizagem de jovens e adultos: estudo de caso do centro de educação de Namacula. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12099, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12099. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12099. Acesso em: 22 dez. 2024.