Avaliação formativa na aprendizagem de jovens e adultos: estudo de caso do centro de educação de Namacula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12099

Palavras-chave:

avaliação, aprendizagem, educação, formativa

Resumo

O presente artigo visa compreender a avaliação formativa na aprendizagem dos Adultos do Centro de Educação de Namacula. A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa e exploratória. Para a colecta de dados recorreu-se a observação e a entrevista aos professores e alunos. No que diz respeito à análise de dados recorreu-se a triangulação de dados e análise de conteúdos. A pesquisa mostra que, as estratégias usadas pelos professores não têm como foco a prática da avaliação de aprendizagem formativa, as políticas de avaliação não têm em conta a educação de jovens e adultos, sobretudo nas suas necessidades e motivações de aprendizagem. Para o efeito é necessário o acompanhamento na implementação da política de Educação de Jovens e Adultos, sendo necessário a melhoria das condições de funcionamento das escolas, e a formação de professores e a sua remuneração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Momade Raúl Suquia, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma Extensão do Niassa. Licenciado em PAGE pela Universidade Pedagógica Delegação do Niassa. Contribuição: Autor.  

Félix Lucas Muhoro, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma Extensão do Niassa. Licenciado em História pela Universidade Pedagógica Delegação do Niassa. Contribuição: Autor.

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição: Autor.

Arlindo Pichesse Naciaia, Universidade Rovuma – Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição: Autor.

Referências

BLOOM, Benjamim. Funções da avaliação diagnóstica, formativa e somativa, avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Pioneira, 1993. Disponível em: https://intensivopedagogico.com.br/wpcontent/uploads/Avalia%C3%A7%C3%A3oMaterial-de-Apoio.pdf. Acessado no dia 26 de Junho de 2022.

BLOOM, Benjamim. Manual de avaliação formativa e sumativa do aprendizado brasileira de docência. São Paulo: Pioneira, 1971.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. 1994.

CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. 7ª ed. Rio de Janeiro: Sextante. 2003.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, 19(2), pp. 21-50, 2006.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para melhorar as aprendizagens: análise e discussão. Repositório da Universidade do Porto, Porto, 2011.

FERREIRA, Carlos Alberto. Para uma instrumentação da avaliação formativa. Vila Real, Portugal. Universidade de Trás-os-Montes e Altos Douros, 2005.

GATTI, Angelina Bernardete. O professor e a avaliação em sala de aula. Revista Estudos em avaliação educacional. n. 27 Jan-Jum 2003. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1150/1150.pdf Acesso em: 30 de Julho de 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INDE/ MINED. Plano Curricular do Ensino Primário. INDE/ MINED-Moçambique, 2020.

LEITE, Calinda. Fernandes, Preciosa. A avaliação das aprendizagens dos alunos: novos contextos, novas práticas. Porto: Edições Porto, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do acto pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

JEFFERSON, Mainardes. Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização. In: CRUZ, M. C. V.; BORBA, R.E.S. (Orgs). Ciclo de palestras. vol. 1. Recife: Editora UFPE, 2016.

MÉNDEZ ÁLVAREZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Rio Tinto: Edições Asa, 2002.

MONTEIRO, Márcio de Oliveira. Crítica às práticas de avaliação nas redes públicas de ensino. Revista Transformar, Itaperuma, n. 7, 2015. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/23

PACHECO, José Augusto. Políticas educativas: o neoliberalismo educacional. Porto: Porto, 2000.

PERRENOUD, Philipe. Não mexam na minha avaliação! para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1982.

SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. Importância da avaliação qualitativa no quotidiano escolar. 2021. Disponível em https://www.arvore.com.br/blog/importancia-da-avaliacao-qualitativa-no-cotidiano-escolar. Acessado em 11 de Julho de 2022.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. recriando a prática. 12ª ed. São Paulo. Cortez, 2011.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Contribuições do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico. Revista Estudos em Avaliação Educacional, n. 23, 2001. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1075/1075.pdf Acesso em 09 de Julho. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

SUQUIA, M. R.; MUHORO, F. L.; TEIMOSO, A. R.; NACIAIA, A. P. Avaliação formativa na aprendizagem de jovens e adultos: estudo de caso do centro de educação de Namacula. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12099, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12099. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12099. Acesso em: 28 mar. 2024.