Avaliação formativa na aprendizagem de jovens e adultos: estudo de caso do centro de educação de Namacula
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12099Palavras-chave:
avaliação, aprendizagem, educação, formativaResumo
O presente artigo visa compreender a avaliação formativa na aprendizagem dos Adultos do Centro de Educação de Namacula. A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa e exploratória. Para a colecta de dados recorreu-se a observação e a entrevista aos professores e alunos. No que diz respeito à análise de dados recorreu-se a triangulação de dados e análise de conteúdos. A pesquisa mostra que, as estratégias usadas pelos professores não têm como foco a prática da avaliação de aprendizagem formativa, as políticas de avaliação não têm em conta a educação de jovens e adultos, sobretudo nas suas necessidades e motivações de aprendizagem. Para o efeito é necessário o acompanhamento na implementação da política de Educação de Jovens e Adultos, sendo necessário a melhoria das condições de funcionamento das escolas, e a formação de professores e a sua remuneração.
Downloads
Referências
BLOOM, Benjamim. Funções da avaliação diagnóstica, formativa e somativa, avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Pioneira, 1993. Disponível em: https://intensivopedagogico.com.br/wpcontent/uploads/Avalia%C3%A7%C3%A3oMaterial-de-Apoio.pdf. Acessado no dia 26 de Junho de 2022.
BLOOM, Benjamim. Manual de avaliação formativa e sumativa do aprendizado brasileira de docência. São Paulo: Pioneira, 1971.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. 1994.
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. 7ª ed. Rio de Janeiro: Sextante. 2003.
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, 19(2), pp. 21-50, 2006.
FERNANDES, Domingos. Avaliar para melhorar as aprendizagens: análise e discussão. Repositório da Universidade do Porto, Porto, 2011.
FERREIRA, Carlos Alberto. Para uma instrumentação da avaliação formativa. Vila Real, Portugal. Universidade de Trás-os-Montes e Altos Douros, 2005.
GATTI, Angelina Bernardete. O professor e a avaliação em sala de aula. Revista Estudos em avaliação educacional. n. 27 Jan-Jum 2003. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1150/1150.pdf Acesso em: 30 de Julho de 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INDE/ MINED. Plano Curricular do Ensino Primário. INDE/ MINED-Moçambique, 2020.
LEITE, Calinda. Fernandes, Preciosa. A avaliação das aprendizagens dos alunos: novos contextos, novas práticas. Porto: Edições Porto, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do acto pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.
JEFFERSON, Mainardes. Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização. In: CRUZ, M. C. V.; BORBA, R.E.S. (Orgs). Ciclo de palestras. vol. 1. Recife: Editora UFPE, 2016.
MÉNDEZ ÁLVAREZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Rio Tinto: Edições Asa, 2002.
MONTEIRO, Márcio de Oliveira. Crítica às práticas de avaliação nas redes públicas de ensino. Revista Transformar, Itaperuma, n. 7, 2015. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/23
PACHECO, José Augusto. Políticas educativas: o neoliberalismo educacional. Porto: Porto, 2000.
PERRENOUD, Philipe. Não mexam na minha avaliação! para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1982.
SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. Importância da avaliação qualitativa no quotidiano escolar. 2021. Disponível em https://www.arvore.com.br/blog/importancia-da-avaliacao-qualitativa-no-cotidiano-escolar. Acessado em 11 de Julho de 2022.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. recriando a prática. 12ª ed. São Paulo. Cortez, 2011.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Contribuições do porta-fólio para a organização do trabalho pedagógico. Revista Estudos em Avaliação Educacional, n. 23, 2001. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1075/1075.pdf Acesso em 09 de Julho. de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Momade Raúl Suquia, Félix Lucas Muhoro, Agostinho Rosário Teimoso, Arlindo Pichesse Naciaia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.