O “novo ensino médio”: uma análise a partir do aporte teórico de Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12195

Palavras-chave:

neoliberalismo, política educacional, reformas educacionais, ensino médio, contrarreforma do ensino médio

Resumo

O artigo trata da proposição do “Novo Ensino Médio” no Brasil, a partir dos anos 1990, frente à crise orgânica do capital e a consequentes mudanças na política pública de formação humana. A análise toma como referência o aporte teórico gramsciano para explicar a natureza das mudanças recentes no Ensino Médio brasileiro. A partir de referências teóricas e metodológicas do materialismo histórico-dialético, foram analisados dispositivos legais, documentos governamentais e documentos de organismos multilaterais. A análise aponta que estas mudanças no Ensino Médio brasileiro consistem em uma contrarreforma burguesa. Tal contrarreforma renova a perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana no país em um contexto de consolidação do modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital em todo o mundo. Conclui que, na medida em que enxuga e flexibiliza o currículo e a gestão escolar, a contrarreforma do Ensino Médio atualiza a velha dualidade educacional do país.

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Biografia do Autor

Nelma Bernardes Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS). Integra a Rede Universitas-BR. Associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Pedagoga no campus Pinheiral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de pós-doutoramento em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É editor da RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade. Contribuição de autoria: análise dos dados, escrita do artigo.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

VIEIRA, N. B.; SOUZA, J. dos S. O “novo ensino médio”: uma análise a partir do aporte teórico de Antonio Gramsci. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12195, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12195. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12195. Acesso em: 22 dez. 2024.