Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso»

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12216

Palavras-chave:

autoavaliação de qualidade, impacto, ensino superior, Moçambique

Resumo

O estudo foi realizado com objetivo de avaliar o impacto da autoavaliação na melhoria de qualidade de ensino, pesquisa e extensão numa universidade da província de Tete-Moçambique. Definiu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos através da entrevista, análise documental, observação direta e inquérito e foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico. Os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a autoavaliação de qualidade gera poucos contributos para a melhoria da IES, sendo os poucos existentes concentrados no ensino e quase insignificantes para a pesquisa e inexistentes para a extensão, o fato é motivado, de entre outras razões, pela realização descontínua da autoavaliação na instituição, isto é, só ocorre quando a IES pretende submeter um curso para a acreditação. Recomenda-se que as IES devem elaborar instrumentos próprios, com base nos documentos do CNAQ, constituídos por critérios que permitam efetivamente promover e avaliar a melhoraria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão e posterior promoção da cultura de autoavaliação contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felismino Basílio, Universidade Zambeze - Moçambique

Doutorando em Inovação Educativa na Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação, Nampula. Mestre em Quimica de Produtos Naturais pela Universidade Pedagogica: Maputo. Docente da Universidade Catolica de Mocambique, Universidade Pedagogica, Universidade Zambeze

José Matias Alves, Universidade Católica Portuguesa - Portugal

Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia.

Referências

ALMEIDA, Adriana Aparecida Borin; LEITE, Leandro Butier. Manual de metodologia da pesquisa aplicada à educação, Faculdade de Porto Feliz, 2016.

ARAGÃO, José Euzébio de Oliveira Souza; BERTAGNA, Regiane Helena. (2015). O significado de qualidade da educação superior: uma análise dos principais rankings brasileiros. Disponível em https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/J-O-Aragao_R-Bertagna_O-significado-de-qualidade.pdf. Acesso em: 16 de Fevereiro de 2022.

ANGST, Filipe André. Dispositivos de regulação do processo de (auto) avaliação de qualidade do ensino superior em Moçambique. Revista electrónica de investigação e desenvolvimento, v.1, n.7, p. 69-79, 2016.

BRUNSSON, Nils. A organização da hipocrisia. Lisboa, Portugal: ASA, 2006.

CNAQ. Guião de Auto-avaliação de Cursos e/ou Programas e Instituições. Maputo, Moçambique, 2016.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo, Brasil: Cortez, 2003.

EYNG, Ana Maria. Currículo escolar. Curitiba, Editora Intersaberes, IBPEX, 2007.

ELLSTRÖN, Per-erik. Quatro faces das organizações educacionais. RBPAE,v.3, p.449-461, 2007.

GRÖNROOS, Christian. Service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, v. 18, n. 4, p.36-44, 1994.

ISO 9001. Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. Editora: Atlas. São Paulo, 2008

JÚNIOR, Isnard Marshall. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, Brasil, 2003.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da Avaliação Institucional da Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012

LIMA, Gabriela Maria Rodrigues. Criação e validação de um questionário de satisfação com a avaliação de desempenho. 2009 (Dissertação de mestrado)-Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, Portugal, 2009.

MAINARDES, Emerson Wagner; LOURENCO, Luís ; TONTINI, Gérson. Percepções dos Conceitos de Qualidade e Gestão pela Qualidade Total: estudo de caso na universidade. Revista electrónica de gestão organizacional, v.8, n.2, p. 279-297, 2010.

MIKA, Nilce Martins. A avaliação institucional como instrumento de Melhoria do processo ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/35-4.pdf. Acesso em: 14 de Maio de 2022, 2008.

MACEDO, Reginaldo Morais; CKAGNAZAROFF, Ivan Beck. Neo-institucionalismo: discussão acerca da teoria e suas vertentes. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 16(1)., 2018.

SIQUEIRA, Rodrigo Pereira; CARVALHO, José Luis Felicio. Qualidade do serviço educacional prestado por escolas de Administração: confronto entre uma Universidade Pública e uma Faculdade Privada. In: XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD), 2006, Salvador: Anais..., Salvador, ANPAD, 2006.

SARAIVA, Margarida; REIS, Elizabeth ; ROLDÃO, Victor. Conceituar a Qualidade de Ensino: uma aplicação prática no ISCTE e na Universidade de Évora. Economia e Sociologia. Lisboa, v.1, n. 81, p. 63-79, 2006.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1987.

TONTINI, Gerson ; WALTER, Silvana Anita. (2011). Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma abordagem não linear. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n.40, p. 264-280. 2011.

VERHINE, Roberto; FREITAS, Antonio Alberto da Silva Monteiro. A avaliação da educação superior: modalidades e tendências no cenário internacional. Revista ensino superior Unicamp, p. 16-24, 2010.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo, Brasil: Martin Claret, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

BASÍLIO, F.; ALVES, J. M. Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso». Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12216, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12216. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12216. Acesso em: 19 abr. 2024.