Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso»
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12216Palavras-chave:
autoavaliação de qualidade, impacto, ensino superior, MoçambiqueResumo
O estudo foi realizado com objetivo de avaliar o impacto da autoavaliação na melhoria de qualidade de ensino, pesquisa e extensão numa universidade da província de Tete-Moçambique. Definiu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos através da entrevista, análise documental, observação direta e inquérito e foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico. Os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a autoavaliação de qualidade gera poucos contributos para a melhoria da IES, sendo os poucos existentes concentrados no ensino e quase insignificantes para a pesquisa e inexistentes para a extensão, o fato é motivado, de entre outras razões, pela realização descontínua da autoavaliação na instituição, isto é, só ocorre quando a IES pretende submeter um curso para a acreditação. Recomenda-se que as IES devem elaborar instrumentos próprios, com base nos documentos do CNAQ, constituídos por critérios que permitam efetivamente promover e avaliar a melhoraria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão e posterior promoção da cultura de autoavaliação contínua.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Adriana Aparecida Borin; LEITE, Leandro Butier. Manual de metodologia da pesquisa aplicada à educação, Faculdade de Porto Feliz, 2016.
ARAGÃO, José Euzébio de Oliveira Souza; BERTAGNA, Regiane Helena. (2015). O significado de qualidade da educação superior: uma análise dos principais rankings brasileiros. Disponível em https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/J-O-Aragao_R-Bertagna_O-significado-de-qualidade.pdf. Acesso em: 16 de Fevereiro de 2022.
ANGST, Filipe André. Dispositivos de regulação do processo de (auto) avaliação de qualidade do ensino superior em Moçambique. Revista electrónica de investigação e desenvolvimento, v.1, n.7, p. 69-79, 2016.
BRUNSSON, Nils. A organização da hipocrisia. Lisboa, Portugal: ASA, 2006.
CNAQ. Guião de Auto-avaliação de Cursos e/ou Programas e Instituições. Maputo, Moçambique, 2016.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo, Brasil: Cortez, 2003.
EYNG, Ana Maria. Currículo escolar. Curitiba, Editora Intersaberes, IBPEX, 2007.
ELLSTRÖN, Per-erik. Quatro faces das organizações educacionais. RBPAE,v.3, p.449-461, 2007.
GRÖNROOS, Christian. Service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, v. 18, n. 4, p.36-44, 1994.
ISO 9001. Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. Editora: Atlas. São Paulo, 2008
JÚNIOR, Isnard Marshall. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, Brasil, 2003.
LÜCK, Heloísa. Perspectivas da Avaliação Institucional da Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012
LIMA, Gabriela Maria Rodrigues. Criação e validação de um questionário de satisfação com a avaliação de desempenho. 2009 (Dissertação de mestrado)-Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, Portugal, 2009.
MAINARDES, Emerson Wagner; LOURENCO, Luís ; TONTINI, Gérson. Percepções dos Conceitos de Qualidade e Gestão pela Qualidade Total: estudo de caso na universidade. Revista electrónica de gestão organizacional, v.8, n.2, p. 279-297, 2010.
MIKA, Nilce Martins. A avaliação institucional como instrumento de Melhoria do processo ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/35-4.pdf. Acesso em: 14 de Maio de 2022, 2008.
MACEDO, Reginaldo Morais; CKAGNAZAROFF, Ivan Beck. Neo-institucionalismo: discussão acerca da teoria e suas vertentes. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 16(1)., 2018.
SIQUEIRA, Rodrigo Pereira; CARVALHO, José Luis Felicio. Qualidade do serviço educacional prestado por escolas de Administração: confronto entre uma Universidade Pública e uma Faculdade Privada. In: XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD), 2006, Salvador: Anais..., Salvador, ANPAD, 2006.
SARAIVA, Margarida; REIS, Elizabeth ; ROLDÃO, Victor. Conceituar a Qualidade de Ensino: uma aplicação prática no ISCTE e na Universidade de Évora. Economia e Sociologia. Lisboa, v.1, n. 81, p. 63-79, 2006.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1987.
TONTINI, Gerson ; WALTER, Silvana Anita. (2011). Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma abordagem não linear. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n.40, p. 264-280. 2011.
VERHINE, Roberto; FREITAS, Antonio Alberto da Silva Monteiro. A avaliação da educação superior: modalidades e tendências no cenário internacional. Revista ensino superior Unicamp, p. 16-24, 2010.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo, Brasil: Martin Claret, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felismino Basílio, José Matias Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.