Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso»

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12216

Palavras-chave:

autoavaliação de qualidade, impacto, ensino superior, Moçambique

Resumo

O estudo foi realizado com objetivo de avaliar o impacto da autoavaliação na melhoria de qualidade de ensino, pesquisa e extensão numa universidade da província de Tete-Moçambique. Definiu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos através da entrevista, análise documental, observação direta e inquérito e foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico. Os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a autoavaliação de qualidade gera poucos contributos para a melhoria da IES, sendo os poucos existentes concentrados no ensino e quase insignificantes para a pesquisa e inexistentes para a extensão, o fato é motivado, de entre outras razões, pela realização descontínua da autoavaliação na instituição, isto é, só ocorre quando a IES pretende submeter um curso para a acreditação. Recomenda-se que as IES devem elaborar instrumentos próprios, com base nos documentos do CNAQ, constituídos por critérios que permitam efetivamente promover e avaliar a melhoraria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão e posterior promoção da cultura de autoavaliação contínua.

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Biografia do Autor

Felismino Basílio, Universidade Zambeze - Moçambique

Doutorando em Inovação Educativa na Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação, Nampula. Mestre em Quimica de Produtos Naturais pela Universidade Pedagogica: Maputo. Docente da Universidade Catolica de Mocambique, Universidade Pedagogica, Universidade Zambeze

José Matias Alves, Universidade Católica Portuguesa - Portugal

Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

BASÍLIO, F.; ALVES, J. M. Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso». Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12216, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12216. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12216. Acesso em: 22 dez. 2024.