O brincar em tempos de pandemia: reflexões na perspectiva da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12237

Palavras-chave:

educação infantil, teoria histórico-cultural, Covid-19, brincar

Resumo

Entendendo as interações e as brincadeiras como eixo norteador da Educação Infantil e a relevância destas para o desenvolvimento integral da criança, apresentamos neste texto algumas considerações acerca do brincar com base na realidade vivida no isolamento social durante os anos de 2020 e 2021. Buscamos identificar e analisar as discussões e práticas dos professores e pesquisadores diante deste contexto diferenciado, que restringe a circulação e a interação das crianças. Optamos por um levantamento de dados em lives e palestras on-line, depois foram analisados materiais gratuitos produzidos para o público educacional durante o isolamento e disponíveis em redes sociais e plataformas de vídeo, constituindo uma análise fílmica. A discussão dos resultados permitiu constatar que os materiais produzidos são uma grande possibilidade de diálogo e formação no campo educacional e científico e que o brincar precisa cada vez mais de uma perspectiva diferenciada.

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Biografia do Autor

Isabeli Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora de Educação Infantil.Educação Infantil. Voluntária do programa de Iniciação Cientifica UEPG (Provic). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GEPEEDI) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO). Contribuição de autoria: pesquisadora/autora principal

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Doutora em Ciências de la Educación pela Universidad Nacional de La Plata -AR (2018). Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil – GEPEEDI (CNPq-UEPG). Contribuição de autoria: co-autoria; revisão de texto.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

RODRIGUES, I.; CAMARGO, D. O brincar em tempos de pandemia: reflexões na perspectiva da teoria histórico-cultural. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12237, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12237. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12237. Acesso em: 22 dez. 2024.