O brincar em tempos de pandemia: reflexões na perspectiva da teoria histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12237Palavras-chave:
educação infantil, teoria histórico-cultural, Covid-19, brincarResumo
Entendendo as interações e as brincadeiras como eixo norteador da Educação Infantil e a relevância destas para o desenvolvimento integral da criança, apresentamos neste texto algumas considerações acerca do brincar com base na realidade vivida no isolamento social durante os anos de 2020 e 2021. Buscamos identificar e analisar as discussões e práticas dos professores e pesquisadores diante deste contexto diferenciado, que restringe a circulação e a interação das crianças. Optamos por um levantamento de dados em lives e palestras on-line, depois foram analisados materiais gratuitos produzidos para o público educacional durante o isolamento e disponíveis em redes sociais e plataformas de vídeo, constituindo uma análise fílmica. A discussão dos resultados permitiu constatar que os materiais produzidos são uma grande possibilidade de diálogo e formação no campo educacional e científico e que o brincar precisa cada vez mais de uma perspectiva diferenciada.
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