“Um alívio, um recomeço e uma nova esperança”: reflexões sobre a morte em um espaço não-formal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12312

Palavras-chave:

educação não-formal, formação religiosa, escatologia cristã

Resumo

Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma experiência investigativa com jovens de uma comunidade rural em formação religiosa. O texto está dividido em três partes complementares: na primeira, faz-se uma revisão da literatura sobre a Educação não-formal, com ênfase para as práticas educativas em contexto religioso; na segunda, apresenta-se o viés esperançoso da morte, a partir dos pressupostos que orientam a Escatologia Cristã; na terceira, analisa-se qualitativamente os resultados de uma oficina que objetivou promover um diálogo escatológico sobre a morte, bem como suas implicações nos sentidos atribuídos pelos participantes a esse “evento” fronteiriço. Os achados da análise evidenciam que, imersos nesse processo de ensino e aprendizagem, os jovens rurais passaram de um saber-experiência envolto pelo medo para uma dimensão em que o morrer é percebido como um rito de passagem para a vida eterna. Além disso, denotam a importância de se conhecer e respeitar a variedade de comunidades aprendentes, em sua forma, organização metodológica e razão social, abrindo caminhos para outros temas e modos de pensar-fazer pesquisa e/na Educação.

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Biografia do Autor

Romário Silva Jorge, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestrando em Educação pela UESB. Coordenador Pedagógico no Centro Educacional Professora Alzira Alves Carneiro (CEPAAC). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). Contribuição de autoria: produção e análise dos dados, redação do artigo.

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela UFMG. Docente do Departamento de Educação (DEDC/Campus XII) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). Contribuição de autoria: análise dos dados e revisão do artigo.

Tatyanne Gomes Marques, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela UFMG. Diretora do Departamento de Educação (DEDC/Campus XII) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). Contribuição de autoria: análise dos dados e revisão do artigo.

Veraci de Jesus Souza Mendes, Escola Municipal Sebastiana Brandão Pereira - Brasil

Ensino Médio pelo Colégio Estadual de Lagoa do Dionísio (CELD). Secretária Escolar na Escola Municipal Sebastiana Brandão Pereira (EMSBP). Agente de pastoral na comunidade rural de Lagoa do Dionísio. Contribuição de autoria: produção e análise dos dados; redação do artigo - 

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

JORGE, R. S.; REIS, S. M. A. de O.; MARQUES, T. G.; MENDES, V. de J. S. “Um alívio, um recomeço e uma nova esperança”: reflexões sobre a morte em um espaço não-formal de educação. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12312, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12312. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12312. Acesso em: 22 dez. 2024.