“Um alívio, um recomeço e uma nova esperança”: reflexões sobre a morte em um espaço não-formal de educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12312Palavras-chave:
educação não-formal, formação religiosa, escatologia cristãResumo
Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma experiência investigativa com jovens de uma comunidade rural em formação religiosa. O texto está dividido em três partes complementares: na primeira, faz-se uma revisão da literatura sobre a Educação não-formal, com ênfase para as práticas educativas em contexto religioso; na segunda, apresenta-se o viés esperançoso da morte, a partir dos pressupostos que orientam a Escatologia Cristã; na terceira, analisa-se qualitativamente os resultados de uma oficina que objetivou promover um diálogo escatológico sobre a morte, bem como suas implicações nos sentidos atribuídos pelos participantes a esse “evento” fronteiriço. Os achados da análise evidenciam que, imersos nesse processo de ensino e aprendizagem, os jovens rurais passaram de um saber-experiência envolto pelo medo para uma dimensão em que o morrer é percebido como um rito de passagem para a vida eterna. Além disso, denotam a importância de se conhecer e respeitar a variedade de comunidades aprendentes, em sua forma, organização metodológica e razão social, abrindo caminhos para outros temas e modos de pensar-fazer pesquisa e/na Educação.
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