Análise do uso do livro didáctico de química pelos alunos da 9ª classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12424

Palavras-chave:

livro didático, química, aprendizagem

Resumo

Um das importantes fontes de conteúdos de Química ensinados nas escolas secundárias é o livro didático de Química. Por isso, o objetivo principal do presente estudo consiste em analisar o nível do uso de livro didático de Química da 9ª classe, pelos alunos. Esse objetivo é desdobrado em seguintes específicos: (a) identificar os alunos que possuem o livro didático de Química; (b) aferir os fatores que condicionam a utilização do livro didático de Química pelos alunos; (c) identificar a fonte alternativa de informações adotada pelos alunos. Para a consecução desses objetivos, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica. O processo de recolha de dados foi conduzido por meio de um questionário e entrevista estruturada. A primeira técnica foi aplicada a 100 alunos e já a segunda foi aplicada a quatro professores de uma das escolas secundárias da cidade de Lichinga, Niassa-Moçambique. A discussão dos resultados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo.  Os resultados obtidos revelam que muitos alunos não têm o livro didático de Química devido a questões económicas. Isso pode comprometer o processo da aprendizagem doa alunos.  Outros resultados evidenciam que os alunos recorrem a outras fontes de informações para resolver as atividades e exercícios propostos pelo professor.

 

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Biografia do Autor

Elvira Domingos, Universidade Rovuma – Moçambique

Licenciada em Ensino de Química com Habilitações em Gestão de Laboratório pela Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Moçambique. É membro da Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC). Contribuição: autora.

Merce Manuel Nambale Combe, Universidade Rovuma – Moçambique

Licenciada em Ensino de Química pela extinta Universidade Pedagógica-Delegação de Niassa, Docente no curso de Ensino de Química, no Departamento de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Moçambique. Contribuição: autora.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma – Moçambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Contribuição: autor.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

DOMINGOS, E.; COMBE, M. M. N.; GOMUNDANHE, A. M. Análise do uso do livro didáctico de química pelos alunos da 9ª classe. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12424, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12424. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12424. Acesso em: 18 abr. 2024.