Análise do uso do livro didáctico de química pelos alunos da 9ª classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12424

Palavras-chave:

livro didático, química, aprendizagem

Resumo

Um das importantes fontes de conteúdos de Química ensinados nas escolas secundárias é o livro didático de Química. Por isso, o objetivo principal do presente estudo consiste em analisar o nível do uso de livro didático de Química da 9ª classe, pelos alunos. Esse objetivo é desdobrado em seguintes específicos: (a) identificar os alunos que possuem o livro didático de Química; (b) aferir os fatores que condicionam a utilização do livro didático de Química pelos alunos; (c) identificar a fonte alternativa de informações adotada pelos alunos. Para a consecução desses objetivos, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica. O processo de recolha de dados foi conduzido por meio de um questionário e entrevista estruturada. A primeira técnica foi aplicada a 100 alunos e já a segunda foi aplicada a quatro professores de uma das escolas secundárias da cidade de Lichinga, Niassa-Moçambique. A discussão dos resultados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo.  Os resultados obtidos revelam que muitos alunos não têm o livro didático de Química devido a questões económicas. Isso pode comprometer o processo da aprendizagem doa alunos.  Outros resultados evidenciam que os alunos recorrem a outras fontes de informações para resolver as atividades e exercícios propostos pelo professor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvira Domingos, Universidade Rovuma – Moçambique

Licenciada em Ensino de Química com Habilitações em Gestão de Laboratório pela Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Moçambique. É membro da Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC). Contribuição: autora.

Merce Manuel Nambale Combe, Universidade Rovuma – Moçambique

Licenciada em Ensino de Química pela extinta Universidade Pedagógica-Delegação de Niassa, Docente no curso de Ensino de Química, no Departamento de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Moçambique. Contribuição: autora.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma – Moçambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Contribuição: autor.

Referências

AMADO, João (coord.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação, 3. ed. Coimbra: Universidade de Coimbra.

COSTA, Manoel dos Santos; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Livro didático de Matemática: análise de professor as polivalentes em relação ao ensino de geometria. In Revista Roya, Santa Maria, V. 30, n. 2, p. 71-80, jul/dez, 2010.

COSTA, Maria Helena de Carvalho et al. O Papel do livro didático no processo educativo. 2017. In: IV Congresso Internacional de Educação. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7225_26092017152510.pdf. Acesso em 13 abr. de 2023

DANTES, Luiz Roberto. Livro Didático de Matemática: uso e abuso? In: Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996.

DIEHL, Aston António. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15741995000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 06 abr. de 2023.

DOMINGUINI, Lucas. Fatores que evidenciam a necessidade de debates sobre o livro didático. In Congresso internacional de Filosofia e Educação, Rio Grande do Sul, Brasil, maio de 2010. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/tplcinfe/eventos/cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico7/Fatores%20que%20Evidenciam%20a%20Necessidade%20de%20Debates%20sobre%20o%20Livro%20Didatico.pdf. Acesso em 06 abr. de 2023.

GROSSI, Gabriel Pillar. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, 2008.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Principia, 2006.

KATO, Cláudia Mikie. A utilização do livro didático em aulas de Química. 2014. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e Matemática). São Paulo, Brasil: Universidade Estadual de Maringá

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual do usuário. In: Em aberto, ano 16, n. 69, Brasília, 1996.

MARTORANO, Simone Alves de Assis. As concepções de Ciências dos livros didáticos de Química, dirigidos ao ensino médio, no tratamento da cinética no período de 1929 a 2004. 2007. 226p. Disssertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Biociências/Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2007.

MOHR, Adriana. Saúde na Escola: análise de livros didáticos de 1ª e 4ª séries. In: Cad. Pesq., São Paulo, n. 94, p. 50-97, ago. 1995.

NIVAGARA. Daniel (2013). Didática Geral: aprender a ensinar. Universidade Pedagógica: Moçambique.

RÊGO, Luciane Borges do; LIMA, Maria Vitória Ribas de Oliveira. Didática. Recife: UPE, 2010.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

DOMINGOS, E.; COMBE, M. M. N.; GOMUNDANHE, A. M. Análise do uso do livro didáctico de química pelos alunos da 9ª classe. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12424, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12424. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12424. Acesso em: 22 dez. 2024.