Formação (de)colonial de professores do campo em ciências da natureza no estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12516Palavras-chave:
decolonialidade, educação do campo, formação de professoresResumo
As Licenciaturas em Educação do Campo são cursos com implantação recente, portanto, ainda surge a necessidade de se discutir aspectos relacionados à sua formação de docentes tendo como foco para a superação de processos de exclusão sócio-históricos e dos modelos hegemônicos. Nessa perspectiva objetivamos nessa pesquisa, analisar as concepções, conhecimentos e possíveis práticas (de)coloniais de docentes formadores dos Cursos de Licenciaturas em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza, do Estado de Goiás. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, com a construção de dados mediante entrevista semi-estruturada aos docentes e gestores das duas Universidades que ofertam o curso no Estado de Goiás. Com relação ao olhar para a decolonialidade a maioria apresenta uma ideia clara do que é o conceito, e da necessidade dele fazer parte da formação das LEdoCs, estes acreditam que apenas a aproximação que o curso proporciona aos licenciandos já garante essa formação.
Palavras-chave: decolonialidade; Educação do Campo; formação de professores.
Downloads
Referências
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
FARIAS, Magno Nunes. FALEIRO, Wender. Movimento de Educação do campo enquanto fenômeno decolonial: afirmando percursos de desobediência político-epistemológica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39.
FERNANDES, Felipe Santos; COUTINHO, Eliziara Pereira. Decolonialidade, Educação do Campo e Formação de Professores de Matemática: por uma reforma agrária do saber. Revista de Educação Matemática, v. 18, n. Edição Esp, p. e021045, 3 set. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, Ana Carolina. LAVOURA, Tiago Nicola. MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2020.
ICLE, Gilberto; HASS, Marta. Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.36, p. 96-115, nov/dez 2019 9.
MANGUEIRA, Ana Beatriz da Costa. A contribuição do pensamento decolonial para o ensino básico e o acadêmico brasileiro: desafios e perspectivas. Anais... XVII Congresso Internacional América -Latina: resgatar a democracia, repensar a integração, Foz do Iguaçu, 2019.
MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, Dossiê: literatura, língua e identidade, n.34, 2008, p.287-324.
MOLINA, Mônica Castagna. HAGE, Salomão Mufarrej. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da Educação Superior. Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146, jan./abr. 2015.
MOLINA, Mônica Castagna.; SÁ, Laís Mourão. Escola do Campo. In: CALDART, Roseli et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 324-331.
MIGNOLO, Walter D. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura – un manifesto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 25-45.
OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina. Análise documental do processo de capacitação dos multiplicadores do projeto “Nossas crianças: Janelas de oportunidades” no município de São Paulo à luz da Promoção da Saúde. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem em Saúde Coletiva) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
PUENTES, Roberto, Valdés; FALEIRO, Wender (org.). Ensino médio 3: desafios e perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 2018. DOI https://doi.org/10.14393/edufu-978-85-7078-483-4.
PIAZZA, M. C. P. Rupturas e Práticas de deslocamento da vivência para experiência no cotidiano escolar à luz de Walter Benjamin. In: Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na IberoAmérica, 3., Criciúma, 2018. Anais. Criciúma; UNESC, 2018. QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000, pp.193-238.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In.: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, set. 2005.
SILVA, Janssen Felipe da. TORRES, Denise Xavier. LEMOS, Girleide Torres. Educação do campo: a luta dos movimentos sociais campesinos por uma Educação escolar específica e diferenciada. Revista Pedagógica – UNOCHAPECÓ, Chapeco, v.1, n. 28, p. 409-438, jan.- jun. 2012.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto; SILVA, Janssen Felipe da. A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do pnld-campo/2013. REALIS, v.4, n. 02, jul./dez. 2014.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. O Método Materialista Histórico e Dialético para a Pesquisa em Educação. Rev. Simbio-Logias, v. 12, n. 17, 2020.
ZEFERINO, Jaqueline Cardoso; PASSOS, Joana Célia dos; PAIM, Elison Antonio. Decolonialidade e Educação do Campo: diálogos em construção. Momento: diálogos em educação, v. 28, n. 2, p. 28-41, mai./ago., 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Olga Matias Teles Honorato, Wender Faleiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.