Formação (de)colonial de professores do campo em ciências da natureza no estado de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12516

Palavras-chave:

decolonialidade, educação do campo, formação de professores

Resumo

As Licenciaturas em Educação do Campo são cursos com implantação recente, portanto, ainda surge a necessidade de se discutir aspectos relacionados à sua formação de docentes tendo como foco para a superação de processos de exclusão sócio-históricos e dos modelos hegemônicos. Nessa perspectiva objetivamos nessa pesquisa, analisar as concepções, conhecimentos e possíveis práticas (de)coloniais de docentes formadores dos Cursos de Licenciaturas em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza, do Estado de Goiás. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, com a construção de dados mediante entrevista semi-estruturada aos docentes e gestores das duas Universidades que ofertam o curso no Estado de Goiás. Com relação ao olhar para a decolonialidade a maioria apresenta uma ideia clara do que é o conceito, e da necessidade dele fazer parte da formação das LEdoCs, estes acreditam que apenas a aproximação que o curso proporciona aos licenciandos já garante essa formação.

Palavras-chave: decolonialidade; Educação do Campo; formação de professores.

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Biografia do Autor

Olga Matias Teles Honorato, Universidade Federal de Catalão – Brasil

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Catalão. Licenciada em Letras e Pedagogia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC – UFCAT/CNPq. 

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão – Brasil

Doutor em Educação pela UFU. Pós Doutor em Educação pela PUC-GO. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Catalão. Líder - Fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC – UFCAT/CNPq.

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

HONORATO, O. M. T.; FALEIRO, W. Formação (de)colonial de professores do campo em ciências da natureza no estado de Goiás . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12516, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12516. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12516. Acesso em: 24 abr. 2024.