Pressupostos do financiamento da educação em Moçambique: fundamentos e sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12757

Palavras-chave:

Moçambique, financiamento, educação e sustentabilidade

Resumo

Pressupostos do financiamento da educação em Moçambique: Fundamentos e sustentabilidade é um estudo que tem por objetivo, analisar a eficácia das políticas do financiamento e a sustentabilidade da educação em Moçambique. Em termos metodológicos adotou-se numa abordagem qualitativa materializada pelo método bibliográfico, cingindo-se em levantar dados de referências teóricas já publicadas em livros e artigos científicos. Feita a triangulação de dados os resultados obtidos mostram que o financiamento do setor da educação tem como base o orçamento do Estado. Porém, pela complexidade das necessidades de investimentos para o sector, no contexto em que o Estado fica impossibilitado de suportar todas as despesas decorrente do défice orçamental é reflexo dos fundos externos (Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional). Outrossim, os financiamentos são frutos de Parcerias Públicos Privada enquadradas nas politicas públicas educativas e, em parte para o suporte das metas e agenda internacionais (agenda 2020-2030, Objetivos do Desenvolvimento do Milénio).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abissalão Rafael Saimone Chadza, Universidade Rovuma – Mocambique

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma – Moçambique. Licenciado em Ensino de Português com Habilitações em Inglês pela Universidade Pedagógica. Membro do Núcleo de Pesquisa na UniRovuma- Extensão de Niassa. Linha de pesquisa: Avaliação das Reformas e Inovações Curriculares.  Contribuição: Autor.

Arlindo Pichesse Naciaia, Universidade Rovuma – Mocambique

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma – Moçambique. Licenciado em Ensino de língua portuguesa, pela Universidade Pedagógica. Docente de língua portuguesa na Escola Secundária Geral de Lichinga ˗ Niassa. Pesquisador e membro do Núcleo de Pesquisa de Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE)  ˗ Extensão de Niassa. Contribuição: autor.

Saide Aquimo, Universidade Rovuma – Mocambique

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma – Moçambique. Licenciado em Ensino Básico pela Universidade Pedagógica. Técnico da Direcção Provincial de Educação – Niassa. Contribuição: autor.

Referências

BONDE, Rui Amadeu; MATAVEL, Princidónio Abrão. O Financiamento da Educação em Moçambique e seus Desafios. Educação e Realidades, Brasil, 2022. In Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e119894, 2022. DOI: 10.1590/2175-6236119894vs01

FERNANDEZ, Rodrigo Nobre, et. all. Parcerias público-privadas: uma alternativa para a educação brasileira. 2019.

LEMMER, Eleonor. Educação contemporânea - Questões e tendências globais. Maputo, Moçambique: Texto editores. 2005.

LAPUCHEQUE, Maria Julieta Eduardo Língua. O Impacto Social do Programa Apoio Direto às Escolas (ADE): Caso da Escola Comunitária Santa Ana da Munhuana, 2008 a 2014. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Universidade Pedagógica de Maputo, Maputo, 2017.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Plano Estratégico de Educação (2020-2029): por uma educação, inclusiva, patriótica e de qualidade. Maputo, 2020.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Lei no 18/2018, de 28 de dezembro, Lei do Sistema Nacional de Educação. Maputo, 2018

OLIVEIRA, Romualdo. Educação e Cidadania: o Direito à Educação na Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil. 1995. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, 1995.

GOLIAS, Manuel. Educação Básica. Temática e Conceitos. Maputo, 2000.

TOMMASI, Livia; WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio. O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2023-07-17

Como Citar

CHADZA, A. R. S.; NACIAIA, A. P.; AQUIMO, S. Pressupostos do financiamento da educação em Moçambique: fundamentos e sustentabilidade. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12757, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12757. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12757. Acesso em: 4 maio. 2024.