Pressupostos do financiamento da educação em Moçambique: fundamentos e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12757Palavras-chave:
Moçambique, financiamento, educação e sustentabilidadeResumo
Pressupostos do financiamento da educação em Moçambique: Fundamentos e sustentabilidade é um estudo que tem por objetivo, analisar a eficácia das políticas do financiamento e a sustentabilidade da educação em Moçambique. Em termos metodológicos adotou-se numa abordagem qualitativa materializada pelo método bibliográfico, cingindo-se em levantar dados de referências teóricas já publicadas em livros e artigos científicos. Feita a triangulação de dados os resultados obtidos mostram que o financiamento do setor da educação tem como base o orçamento do Estado. Porém, pela complexidade das necessidades de investimentos para o sector, no contexto em que o Estado fica impossibilitado de suportar todas as despesas decorrente do défice orçamental é reflexo dos fundos externos (Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional). Outrossim, os financiamentos são frutos de Parcerias Públicos Privada enquadradas nas politicas públicas educativas e, em parte para o suporte das metas e agenda internacionais (agenda 2020-2030, Objetivos do Desenvolvimento do Milénio).
Downloads
Referências
BONDE, Rui Amadeu; MATAVEL, Princidónio Abrão. O Financiamento da Educação em Moçambique e seus Desafios. Educação e Realidades, Brasil, 2022. In Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e119894, 2022. DOI: 10.1590/2175-6236119894vs01
FERNANDEZ, Rodrigo Nobre, et. all. Parcerias público-privadas: uma alternativa para a educação brasileira. 2019.
LEMMER, Eleonor. Educação contemporânea - Questões e tendências globais. Maputo, Moçambique: Texto editores. 2005.
LAPUCHEQUE, Maria Julieta Eduardo Língua. O Impacto Social do Programa Apoio Direto às Escolas (ADE): Caso da Escola Comunitária Santa Ana da Munhuana, 2008 a 2014. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Universidade Pedagógica de Maputo, Maputo, 2017.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Plano Estratégico de Educação (2020-2029): por uma educação, inclusiva, patriótica e de qualidade. Maputo, 2020.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Lei no 18/2018, de 28 de dezembro, Lei do Sistema Nacional de Educação. Maputo, 2018
OLIVEIRA, Romualdo. Educação e Cidadania: o Direito à Educação na Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil. 1995. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, 1995.
GOLIAS, Manuel. Educação Básica. Temática e Conceitos. Maputo, 2000.
TOMMASI, Livia; WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio. O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Abissalão Rafael Saimone Chadza, Arlindo Pichesse Naciaia, Saide Aquimo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.