A psicodinâmica do trabalho e as vivências de prazer-sofrimento na docência universitária: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12977

Palavras-chave:

magistério de ensino superior, saúde emocional, ambiente profissional

Resumo

Este estudo analisou a literatura cientifica sobre a Psicodinâmica do Trabalho na docência universitária, visando compreender como as condições de trabalho afetam a saúde mental dos docentes universitários. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática da literatura. Para a seleção dos estudos, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholar e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa incluiu apenas estudos empíricos publicados nos últimos 5 anos, em português, que estudaram estritamente a Psicodinâmica do Trabalho na docência universitária. Conduzida de acordo com as diretrizes do PRISMA, a pesquisa encontrou 191 estudos, porém, conforme os critérios de inclusão e exclusão, apenas 10 estudos foram elegíveis para análise. Em se tratando dos estudos analisados, a abordagem exclusivamente qualitativa foi predominante (n=7), sendo empregados métodos como entrevistas e grupos focais para coletar dados. Os dados analisados evidenciaram que o prazer no trabalho está associado ao reconhecimento profissional, autonomia, solidariedade entre colegas e desenvolvimento pessoal e dos alunos. Por outro lado, o sofrimento está relacionado ao estresse, desgaste emocional e insatisfação, levando a problemas de saúde mental, como ansiedade e esgotamento profissional. Todavia, os docentes têm procurado adotar estratégias de enfrentamento e defesa, como buscar apoio entre colegas, desenvolver habilidades de comunicação e cooperação, e priorizar aspectos do trabalho que proporcionam prazer e satisfação. Diante do exposto, é importante promover políticas e práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e favorável à saúde mental dos professores universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Luis Lima da Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante - Brasil

Especialista em Docência no Ensino Superior e, em Inteligência Socioemocional. Licenciado em Pedagogia. Professor e Gestor Educacional na Educação Básica e Ensino Superior. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo - 

Referências

ANTLOGA, Carla Sabrina et al. Trabalho feminino: Uma revisão sistemática da literatura em psicodinâmica do trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 36, 2020.

BENSAÏD, Christophe et al. Psicodinâmica do trabalho: casos clínicos. BOD GmbH DE, 2017.

BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento et al. A relação entre trabalho e saúde mental em professores universitários substitutos. Trabalho (En) Cena, v. 4, n. 2, p. 430-450, 2019.

CARVALHO, Diane Glayce dos Santos; DOURADO, Debora Coutinho Paschoal. Permanecer na Universidade: Sentidos Atribuídos ao Trabalho por Docentes Aposentados. Revista Subjetividades, v. 22, n. 3, p. e12525-e12525, 2022.

CUTRIM, Rafaelle Sanches; LEDA, Denise Bessa. A financeirização do ensino superior privado e suas repercussões na dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docente. Trabalho (En) Cena, v. 5, n. 1, p. 53-74, 2020.

D’OLIVEIRA, Camila Arantes Ferreira Brecht et al. Cotidiano laboral docente: enfrentamentos dos professores de enfermagem na contemporaneidade. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, 2020.

DARIO, Vanusa Cristina; VILELA, Nágila Giovanna Silva; LOURENÇO, Mariane Lemos. Raiva, medo, angústia: emoções e vivências de sofrimento no trabalho de professores de graduação. Revista de Administração Unimep, v. 19, n. 1, p. 208-228, 2021.

DEJOURS, Christophe. Trabajo y desgaste mental. Una contribución a la Psicopatología del Trabajo. Editorial Hvmanitas. Buenos Aires, 1992.

FERNANDES, Ana Paula de Araújo; MARINHO, Paulo Roberto Ribeiro; SCHMIDT, Maria Luiza Gava. Saúde mental dos professores de ensino superior: uma revisão da literatura: Mental health of higher education teachers: a literature review. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022.

FERREIRA, Ricardo et al. Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 6, p. 48609-48619, 2022.

HOCHSCHILD, Arlie Russell. Emotion work, feeling rules, and social structure. American journal of sociology, v. 85, n. 3, p. 551-575, 1979.

HUNHOFF, Heloisa; FLORES, Cláudia Reis. Adoecimento psíquico do trabalha (dor) docente na perspectiva da psicodinâmica do trabalho: revisão bibliográfica integrativa. Revista Psicologia em Foco, v. 12, n. 17, p. 45-63, 2020.

KARASEK JR, Robert A. Job demands, job decision latitude, and mental strain: Implications for job redesign. Administrative science quarterly, p. 285-308, 1979.

MASLACH, Christina; JACKSON, Susan E. The measurement of experienced burnout. Journal of organizational behavior, v. 2, n. 2, p. 99-113, 1981.

OLIVEIRA, Jéssica Regina Nahas de; FRANCO, Elisabete; GUTIERREZ, Beatriz Aparecida Ozello. Psicodinâmica do trabalho: envelhecer trabalhando em universidade pública. Revista Kairós-Gerontologia, v. 24, p. 177-202, 2021.

PENA, Liliana; REMOALDO, Paula. Psicodinâmica do Trabalho: um estudo sobre o prazer e o sofrimento no trabalho docente na Universidade Óscar Ribas. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 147-159, 2019.

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos et al. “Se você se aposentar e não continuar tendo prazer na vida, você vai se aposentar pra quê?": um estudo sobre o trabalho de docentes aposentados de uma IFES. Trabalho (En) Cena, v. 4, n. 1, p. 323-343, 2019.

RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary educational psychology, v. 25, n. 1, p. 54-67, 2000.

SILVA, Solange Lopes da; RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; MACHADO, Brenda Barros. " A gente está sempre com a guilhotina no pescoço": precariedade e violência no trabalho docente. Acta Scientiarium: Education, v. 40, n. 1, 2018.

TUNDIS, Amanda Gabriella Oliveira; MONTEIRO, Janine Kieling. Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psicologia da Educação, n. 46, p. 1-10, 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-17

Como Citar

SILVA, J. L. L. da. A psicodinâmica do trabalho e as vivências de prazer-sofrimento na docência universitária: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12977, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12977. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12977. Acesso em: 21 nov. 2024.