A psicodinâmica do trabalho e as vivências de prazer-sofrimento na docência universitária: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12977

Palavras-chave:

magistério de ensino superior, saúde emocional, ambiente profissional

Resumo

Este estudo analisou a literatura cientifica sobre a Psicodinâmica do Trabalho na docência universitária, visando compreender como as condições de trabalho afetam a saúde mental dos docentes universitários. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática da literatura. Para a seleção dos estudos, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholar e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa incluiu apenas estudos empíricos publicados nos últimos 5 anos, em português, que estudaram estritamente a Psicodinâmica do Trabalho na docência universitária. Conduzida de acordo com as diretrizes do PRISMA, a pesquisa encontrou 191 estudos, porém, conforme os critérios de inclusão e exclusão, apenas 10 estudos foram elegíveis para análise. Em se tratando dos estudos analisados, a abordagem exclusivamente qualitativa foi predominante (n=7), sendo empregados métodos como entrevistas e grupos focais para coletar dados. Os dados analisados evidenciaram que o prazer no trabalho está associado ao reconhecimento profissional, autonomia, solidariedade entre colegas e desenvolvimento pessoal e dos alunos. Por outro lado, o sofrimento está relacionado ao estresse, desgaste emocional e insatisfação, levando a problemas de saúde mental, como ansiedade e esgotamento profissional. Todavia, os docentes têm procurado adotar estratégias de enfrentamento e defesa, como buscar apoio entre colegas, desenvolver habilidades de comunicação e cooperação, e priorizar aspectos do trabalho que proporcionam prazer e satisfação. Diante do exposto, é importante promover políticas e práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e favorável à saúde mental dos professores universitários.

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Biografia do Autor

Jeferson Luis Lima da Silva, Faculdade Venda Nova do Imigrante - Brasil

Especialista em Docência no Ensino Superior e, em Inteligência Socioemocional. Licenciado em Pedagogia. Professor e Gestor Educacional na Educação Básica e Ensino Superior. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo - 

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

SILVA, J. L. L. da. A psicodinâmica do trabalho e as vivências de prazer-sofrimento na docência universitária: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12977, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12977. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12977. Acesso em: 4 maio. 2024.