Mirando o olhar à rotina do brincar da criança em casa: pensar a infância saudável e com experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13054

Palavras-chave:

brincar livre;, pandemia;, criança e infância.

Resumo

O artigo em tela tem por objetivo refletir a favor do brincar livre das crianças, com ênfase na experiência do brincar das crianças no contexto pandêmico COVID19, no período 2020 a 2021, a fim de analisar a rotina da criança neste tempo de distanciamento social, bem como identificar qual a cultura lúdica da criança em seu ambiente familiar. Uma pesquisa com base nos princípios qualitativos, ancorada na fenomenologia que tem caráter descritivo e exploratório, que teve como instrumento de coleta de informações o questionário online - respondido pelo responsável da criança, perfazendo um total de 49 participantes. Neste artigo serão apresentados e analisados os dados relativos a apenas 20 famílias. Os principais resultados trazem dados reveladores quanto às condições e desafios da rotina das crianças, os brinquedos, brincadeiras e lugares que elas brincam em casa durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilete Calegari Cardoso, Universiddade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPEGEd/UESB); Líder do GEPELINF - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade E Infância; e na condição de Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL/UFBA). Contribuição para o texto: autora.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete. Educação Infantil: implementar o exercício da infância. In:¬¬¬ ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri de C.(org.) Infância & Pós-estruturalismo. 2 ed., São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a Ilusão e a Realidade. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251 Acesso em: 11 de fev 2022.

ARENDT, Hannah. A condição Humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. 2020. Disponível: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 11 fev. 2022.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Companhia. São Paulo: Cortez, 2004.

CARDOSO, Marilete Calegari. Catadoras do brincar: o olhar sensível das professoras acerca do brincar livre no ensino fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia-UFBA, Salvador, Bahia, 2018.

CARDOSO, Marilete Calegari; D’ ÁVILA, Cristina. Affordances no livre brincar das crianças do ensino fundamental i: ambiente fértil de agência e criação. In: TEIXEIRA, Cristina Maria d’Ávila (org). A lira do brincar: a ludicidade da educação infantil à educação universitária. Editora: CRV, Curitiba, 2022. ISBN- 9786525138039

FARIAS, Rhaisa Náia de Pael; MÜLLER, Fernanda. A Cidade como Espaço da Infância. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 261-282, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/6FSDtKhCPWkPPMdQzwGzSHn/?format=pdf&lang=pt

FORE, H. Unicef: covid-19 “está se tornando rapidamente uma crise dos direitos da criança”. RETS- Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde. Publicado em: 13/05/2020. Disponível em: http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/noticias/unicef-covid-19-esta-se-tornando-rapidamente-uma-crise-dos-direitos-da-crianca Acesso:

FORTUNA, Tânia Ramos. A formação lúdica docente e a universidade: contribuições da ludobiografia e da hermenêutica filosófica. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FRIEDMANN, Adriana. Linguagens e Culturas Infantis. São Paulo: Cortez, 2013.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Depoimento para o GT: educação da criança de 0 a 6 anos. In: ANPED- Caxambu Reuniões/25/gt07. (Texto encomendado), 2002. Disponível em: http:// www.anped.org.br. Acesso em 17 set.2008.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Seminário Nacional: Currículo em Movimento: Perspectivas Atuais, 1, Belo Horizonte, nov. 2010. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002135946 Acesso em: 08 dez. 2021.

KOHAN, Walter. O. Apontamentos filosóficos para uma (nova) política e uma (também nova) educação da infância. Rio de Janeiro, 2004.

KOHAN, Walter Omar. Visões de filosofia: infância. ALEA. Rio de Janeiro. vol. 17, 2,| p. 216-226, jul-dez 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/BSTBy7dzDtwS4QffDZVwmhK/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2021.

MAFFESOLI, Michel. A República dos Bons Sentimentos. São Paulo, Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.

MEYER, Bernhard.; ZIMMERMAN, Stefanie. Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público. [GehrardBrodt]. Instituto Alana, São Paulo, 1ª ed., 2020.

MEIRELLES, Renata - “Escutas para o Brincar Livre: do campo ao isolamento”. YouTube. 31 de março de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?list=PLwtaWcfcrGsZESjUVoyBX9JdkuLiQ3B-c&time_continue=2&v=wDrk9hQaXpM&feature=emb_titl. Acesso em: 15 mar. 2022.

N’ DALA, Arsénia das Dores Rafael; SAMUEL, José Valério; GOMUNDANHE, Almeida Meque. A prática de atividades lúdicas e o processo de aprendizagem dos alunos em contexto da Covid-19. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11177, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11177. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11177. Acesso em: 16 jul. 2023.

NETO, Carlos. A cidade como espaço do brincar e dos direitos da criança. Seminário Do Brincar 2021 (Universidade de Lisboa - Portugal), YouTube, 15 de mai. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wVkOrKT9IQ8. Acesso em: 15 mar. 2022.

PASTORE, Marina Di Napoli. Infâncias, crianças e pandemia: em que barco navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 29, e 2797, 2021. https://www.scielo.br/j/cadbto/a/YH4Ln7JjzzQn3CdhCskYpCz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 mar. 2021.

PIORSKI, G. Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar. Editora Petrópolis, 2016.

RAIC, Daniele Farias Freire; CARDOSO, Marilete Calegari; SOUZA, Josemary da Guarda de. O brincar livre em composições curriculares no ensino fundamental: perspectivando uma educação menor. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 25, p. 121-139, 2021. DOI: 10.22481/aprender.i25.8440. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/8440. Acesso em 15 mar. 2022.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina; 2020. 32p. ISBN 978- 972-40-8496-1.

SANTOS, Maria Walburga dos; CARDOSO, Marilete Calegari. Educação e infância: Pandemia, tecnologias e o distanciamento das crianças. Dossiê: Educação e tecnologias no contexto da pandemia pelo coronavírus e isolamento social: cenários, impactos e perspectivas. Revista Cocar. Edição Especial. n.09, 2021, p.1-18. ISSN: 2237-0315.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Atos de Pesquisa em Educação. PPGE/ME FURB - ISSN 1809-0354 v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez. 2011. Acesso em: 05 set. 2016.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 232–240, 2018. DOI: 10.15448/1981-2582.2018.2.31317. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/31317. Acesso em: 16 jul. 2023.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Apresentação. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES, Vitória, v.21, n.49, Apresentação, Jan/Jun 2019. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/66507/1/Sarmento%202019%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Dossie%20Crian%C3%A7a%20e%20Cidade.pdf

SEIXAS, Eunice Castro.; TOMÁS, Catarina.; GIACCHETTA, Niccolò. Os jardins/parques urbanos de lisboa pelo olhar de adultos e pela ação das crianças. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 134-163, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6890. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6890. Acesso em: 16 jul. 2023.

SILVA, Taise Motta Rensch da; KUNZ, Elenor. O brincar dançante: a criança e sua inerente necessidade de brincar e se-movimentar pela dança. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 23, n. 01, p. 100-108, jan./abr., 2019 ISSN 1517-6096 – ISSNe 2178-5945

SUTTON-SMITH, Brian. A ambiguidade da brincadeira. Revisão Técnica da Tradução de Tânia Ramos Fortuna. Petrópolis: Vozes, 2017.

TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Protagonismo infantil, pequena infância e docência na educação infantil. In: M. W. Santos, C. M. Tomazzetti, S. A. Mello (org.), Eu ainda sou criança. Educação infantil e resistência. EdUFSCar: São Carlos, 2018. p. 207-216.

TONUCCI, Francesco. A casa como lugar de brincadeira e aprendizado durante a pandemia. [Entrevista concedida a] Cecilia Garcia. Portal Aprendiz, São Paulo.18 de maio de 2020, 2020b. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2020/05/18/francesco-tonucci-casa-como-lugar-de-brincadeira-eaprendizado-durante-pandemia/ Acesso em: 11 out. 2020.

TONUCCI, Francesco. O Direito de Brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. DOSSIÊ TEMÁTICO: Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/issue/view/393. Acesso em: 20 jul. 2020

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

CARDOSO, M. C. Mirando o olhar à rotina do brincar da criança em casa: pensar a infância saudável e com experiências . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13054, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13054. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13054. Acesso em: 4 maio. 2024.