Estado do conhecimento sobre interação docente na produção textual no ensino fundamental híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13183

Palavras-chave:

ensino fundamental, estado do conhecimento, produção textual

Resumo

O estudo aqui apresentado busca examinar como as concepções sobre interação presentes no trabalho docente de produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido, se apresentam junto à produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros, entre os anos de 2014 e 2019, período pré-pandemia. Nesse sentido, na produção dos dados, utilizaram-se os princípios da metodologia Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2014), caracterizados pelo foco na pesquisa do tipo revisão de literatura. O material bibliográfico (teses e dissertações) utilizado neste estudo foi disponibilizado pela Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), uma base de dados nacional ligada a Programas de Pós-Graduação. Compondo o corpus de análise, trabalhou-se com 25 (vinte e cinco) pesquisas (entre teses e dissertações). Os resultados deste estudo apontam para a complexidade em que se situa o campo de estudo sobre a interação nas práticas pedagógicas com produções textuais elaboradas por alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Ainda mais quando se referem aos temas de investigação privilegiados pela comunidade de pesquisa, a saber, a produção textual e prática pedagógica; abordagens teóricas da produção textual; revisão textual – reescrita.

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Biografia do Autor

Virgínia Maria de Morais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Mestre e Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq Universitas RIES e do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior.Constribuição de autoria: autora.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas. Bolsista produtividade 1A do CNPq.É coordenadora de projeto CAPES PRINT com USA e UK. É professora aposentada do IFCH/UFRGS. Professora Titular da PUCRS. Contribuição de autoria: autora e revisora.

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

MORAIS, V. M. de; MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre interação docente na produção textual no ensino fundamental híbrido. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13183, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13183. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13183. Acesso em: 4 maio. 2024.