Estado do conhecimento sobre interação docente na produção textual no ensino fundamental híbrido
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13183Palavras-chave:
ensino fundamental, estado do conhecimento, produção textualResumo
O estudo aqui apresentado busca examinar como as concepções sobre interação presentes no trabalho docente de produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido, se apresentam junto à produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros, entre os anos de 2014 e 2019, período pré-pandemia. Nesse sentido, na produção dos dados, utilizaram-se os princípios da metodologia Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2014), caracterizados pelo foco na pesquisa do tipo revisão de literatura. O material bibliográfico (teses e dissertações) utilizado neste estudo foi disponibilizado pela Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), uma base de dados nacional ligada a Programas de Pós-Graduação. Compondo o corpus de análise, trabalhou-se com 25 (vinte e cinco) pesquisas (entre teses e dissertações). Os resultados deste estudo apontam para a complexidade em que se situa o campo de estudo sobre a interação nas práticas pedagógicas com produções textuais elaboradas por alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Ainda mais quando se referem aos temas de investigação privilegiados pela comunidade de pesquisa, a saber, a produção textual e prática pedagógica; abordagens teóricas da produção textual; revisão textual – reescrita.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Brasília, DF: IBICT, [2023]. Base de dados que contém as teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 24 abr. 2023.
CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v. 12, n. 2, 2010.
DIAS, Juliane Aparecida da Silva. Revisão e reescrita do texto escrito no ensino fundamental II: uma proposta de avaliação da produção textual em uma perspectiva dialógica. 2016. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2016.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 71-91.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2013.
GOMES, Dâmares Saldanha Toscano de Souza. Políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas: currículo, gênero do discurso e Projeto Político-Pedagógico. 2018. 270f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
KAUFMAN, Ana María; RODRÍGUEZ, María Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva: construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.
ROCHA, Flávia Cavalcante. O texto autobiográfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produção escrita para alunos do 9° ano. 22016. 19f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016.
SCHMAEDECKE, Mariane Inês. Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos no 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOUZA, Janaína dos Santos. Produção textual na escola: contribuições da abordagem sociointeracionista para o 6° e 9° anos do ensino fundamental II. 2015. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2015.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. (1934). A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Virgínia Maria de Morais, Marília Costa Morosini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.