Modelo educativo comunitário: fortalecendo a educação desde a participação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13292

Palavras-chave:

desenvolvimento integral, formação integral, modelo educativo comunitário, participação social, planejamento

Resumo

Neste artigo, é apresentada uma revisão documental sobre o modelo educacional comunitário e seu impacto na educação. Um modelo que aposta na formação integral dos alunos, envolvendo a comunidade no planeamento e desenvolvimento de projetos educativos que se adaptam às suas necessidades e realidades. Além disso, aponta-se que o modelo educacional comunitário ganhou relevância nos últimos anos, sendo uma resposta à necessidade de uma educação mais inclusiva e democrática. Os autores enfatizam que para implementar esse modelo é necessário um forte compromisso por parte das instituições de ensino e das comunidades locais. Além disso, é necessário um planejamento cuidadoso para garantir que as atividades propostas sejam relevantes e eficazes para atender às necessidades específicas de cada contexto. Em conclusão, o artigo revela que o modelo educativo comunitário pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a educação e promover a solidariedade na comunidade. Ao envolver diferentes atores sociais no processo de formação, pode-se gerar uma aprendizagem significativa e relevante que contribua para o desenvolvimento integral dos alunos. Esta pesquisa é meritória para pesquisadores, professores e instituições interessadas em implementar modelos inovadores de ensino-aprendizagem que promovam maior participação social e comunitária no processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregory Milagros Azzi Bastardo, Universidad de las Ciencias de la Salud - Venezuela

Doctora en Educación UPEL. Licenciada en Administración de Empresas UGMA, Abogada UGMA. Magister en Educación Universitaria UPEL. Especialista en Derecho de Familia y niño UCAB. Especialista en Docencia en Educación Universitaria UGMA.

Trino Javier Gascón González, Universidad de las Ciencias de la Salud - Venezuela

Doctor en Teología. ISTLEP. Postdoctor en Investigación Educativa y Epistemología. UPEL. Postdoctor en Investigación Transcompleja. UBA. Licenciado en Psicología Clínica. UBA. Especialista en Sistemas Educativos. UBA. Maestría en Educación, Mención Gerencia. UBA. Doctor en Ciencias de la Educación UBA. Maestrante en Orientación en Sexología. CIPPSV. Doctorante en Psicología. UCAB.

Referências

(BID), B. I. (2021). Evaluación basada en resultados (RbM) y su aplicación en proyectos sociales. Recuperado de https://www.iadb.org/es/document/evaluacion-basada-resultados-rbm-y-su-aplicacion-proyectos-sociales.

Baptista, F. (2019). Educación universitaria comunitaria en Venezuela: un análisis crítico de su implementación. Revista Tecnología Educativa, 33(2), 1-15.

Battistoni, R. M. (2017). Civic engagement across the curriculum: . A resource book for service-learning faculty in all disciplines. Campus Compact.

Bringle, R. G. (2017). Creating Effective Reflection Courses: Assessing and Improving the Impact of Service-Learning on Students, Faculty, and Communities. Stylus Publishing.

Butcher, N. (2019 ). Collaboration as a tool for community empowerment . Community Development Journal, 54(4), 689-704. doi: 10.1093/cdj/bsy067.

Butin, D. W. (2010). Service-learning in theory and practice: The future of community engagement in higher education. Palgrave Macmillan.

Cajiao, K. R. (2019). La política de educación universitaria comunitaria en Colombia 2015-2018. Revista Enfoques Universitarios, 9(2), 60-75.

Cantor, N. &. (2019). Building a Community University: . Lessons from the Founding of the University of Massachusetts Boston. In N. Cantor & R. Loomis (Eds.), Essays on Service-Learning and Civic Engagement , . Higher Education and Democracy: , (pp. 13.

Cargo, M. &. (2008). The value and challenges of participatory research: . Strengthening its practice. Annual Review of Public Health, 29, 325–350.

Cress, C. M. (2013). Democratic dilemmas . of teaching service learning: Curricular strategies for success, Stylus Publishing, LLC.

Dewey, J. (1938). Experience and education. Kappa Delta Pi.

Engagement, C. f. (2021). Supporting Faculty and Staff Development. Recuperado de https://cccse.org/supporting-faculty-and-staff-development/.

Escudero, J. M. (2006). La participación de las comunidades en la educación: en busca de una alianza educativa. Revista de investigación educativa , 24(1), 161-181.

Eyler, J. S. (2001). At a glance: What we know about the effects of service-learning on college students, faculty, institutions and communities, 1993-2000 (3rd ed.). Corporation for National Service.

Fermin, A. (2009). Educación y participación comunitaria en Venezuela. En Chacón, G. (Ed.), Participación y formación ciudadana en Venezuela. Universidad Pedagógica Experimental Libertador, (pp. 151-165).

Forum., W. E. (2018). Impact measurement for the sustainable development goals: . Recommendations for companies. , Recuperado de https://www.weforum.org/reports/impact-measurement-for-the-sustainable-development-goals-recommendations-for-companies.

Furco, A. (. (2002). Service-learning: The essence of the pedagogy. Information Age Publishing.

Furst, S. A. (2013). From crisis to calm: Leading through rough waters. Journal of Management Inquiry, 22(2), 228-243.

González, R. &. (2015). Educación comunitaria y participación ciudadana en Venezuela. Revista Venezolana de Educación , 19(2), 233-252.

Hatcher, J. A. (2015). Understanding service-learning and community engagement: . Crossing boundaries through research. Stylus Publishing, LLC.

Hernández, A. &. (2011). El modelo educativo comunitario: una alternativa para la formación de profesionales de la salud . Revista de la Universidad de Zulia, 28(59), 91-105.

Holland, B. A. ((2021). ). Community-Based Research for Environmental Justice: . Building the Future We Want. MIT Press.

Jenkins, A. &. (2019). What Students Learn in Service-Learning Courses. In J. Jenkins & R. G. Bringle (Eds.), The Future of Service-Learning: . New Solutions for Sustaining and Improving Practice , (pp. 85-98). Stylus Publishing.

Kemple, J. J. (2019). Best Practices in Community-Based Participatory Research and Service-Learning. Oxford University Press.

López, M. (2014). Educación comunitaria y participación social: una mirada desde la universidad. Revista Venezolana de Gerencia, 19(67), 315-334.

Mayor, M. (2008 ). El modelo educativo comunitario: una opción para la educación. Cuadernos de educación y desarrollo, 113, 1-15.

McDonald, J. (2016). Building Successful Collaborations in a Community: . A Toolkit. Community Development Society, Recuperado de https://www.comm-dev.org/files/Toolkit_Building%20Successful%20Collaborations%20in%20a%20Community.pdf.

Medicine, J. o. (2018). Community-based participatory research and community health assessment: . Evidence from the field, https://jtransmed.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12967-018-1597-8.

Minkler, M. &. (2011). Community-based participatory research for health: . From process to outcomes (2nd ed.). John Wiley & Sons.

Peters, S. (2015). Evaluating community-based programs:. An empirical analysis of community-based programs in Minnesota. Minnesota: University of Minnesota.

Reason, P. &. (2008). The SAGE handbook of action research: Participative inquiry and practice.

Eyler, J. &. (2019). Where's the Community in Service-Learning Research? In J. Eyler & D. E. Giles (Eds.), Where's the Learning in Service-Learning? , (pp. 51-61). Jossey-Bass.

Gibbons, M. (2017). Engaging Community in Higher Education for Community Development. In B. Hall & I. Tandon (Eds.), Strengthening Community University Research Partnerships: Global Perspectives , (pp. 119-138). University of Toronto Press.

Rohs, F. ((2015).). Partnerships and collaborations: Key considerations for community developers. . Community Development Society. , Recuperado de https://www.comm-dev.org/files/Focus_32-2_FINAL.pdf.

Roque, R. (2018). La educación universitaria comunitaria en Cuba: una estrategia para la formación de profesionales críticos. Currículo, formación docente e innovación educativa, 1(1), 87-102.

Saltmarsh, J. H. (2009). Democratic engagement white paper. New England Resource Center for Higher Education.

Sánchez, R. (2015). El modelo educativo comunitario como alternativa para la educación de calidad. Revista de Investigación Académica, 11, 1-10.

Shannon, J. L. (2018). Community Engagement and Higher Education. In J. L. Shannon, S. B. Sydnor, & C. A. Buxton (Eds.), Community Engagement in the Academy: . Practices and Pedagogies for Transformative Action, (pp. 195-212).

Stoecker, R. (2016 ). Liberating Service Learning and the Rest of Higher Education Civic Engagement. Temple University Press.

Torres, J. (2016). La educación universitaria comunitaria en América Latina. Revista de Investigación Académica, 17(1), 1-14.

Wallerstein, N. B. (2010). Community-based participatory research contributions to intervention research: . The intersection of science and practice to improve health equity, American Journal of Public Health, 100(S1), S40-S46.

Ward, K. M. ((2020). ). Financial Support for Community College Students: Challenges and Strategies. In M. B. Paulsen (Ed.), Higher Education: . Handbook of Theory and Research , (pp. 103-138). Springer.

Zenteno, R. &. (2018). Educación universitaria comunitaria en América Latina: una revisión sistemática de la literatura . Revista de Investigación Académica, 30(1), 34-47.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

BASTARDO, G. M. A.; GONZÁLEZ, T. J. G. Modelo educativo comunitário: fortalecendo a educação desde a participação social. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13292, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13292. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13292. Acesso em: 21 nov. 2024.