Modelo educativo comunitário: fortalecendo a educação desde a participação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13292

Palavras-chave:

desenvolvimento integral, formação integral, modelo educativo comunitário, participação social, planejamento

Resumo

Neste artigo, é apresentada uma revisão documental sobre o modelo educacional comunitário e seu impacto na educação. Um modelo que aposta na formação integral dos alunos, envolvendo a comunidade no planeamento e desenvolvimento de projetos educativos que se adaptam às suas necessidades e realidades. Além disso, aponta-se que o modelo educacional comunitário ganhou relevância nos últimos anos, sendo uma resposta à necessidade de uma educação mais inclusiva e democrática. Os autores enfatizam que para implementar esse modelo é necessário um forte compromisso por parte das instituições de ensino e das comunidades locais. Além disso, é necessário um planejamento cuidadoso para garantir que as atividades propostas sejam relevantes e eficazes para atender às necessidades específicas de cada contexto. Em conclusão, o artigo revela que o modelo educativo comunitário pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a educação e promover a solidariedade na comunidade. Ao envolver diferentes atores sociais no processo de formação, pode-se gerar uma aprendizagem significativa e relevante que contribua para o desenvolvimento integral dos alunos. Esta pesquisa é meritória para pesquisadores, professores e instituições interessadas em implementar modelos inovadores de ensino-aprendizagem que promovam maior participação social e comunitária no processo de formação.

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Biografia do Autor

Gregory Milagros Azzi Bastardo, Universidad de las Ciencias de la Salud - Venezuela

Doctora en Educación UPEL. Licenciada en Administración de Empresas UGMA, Abogada UGMA. Magister en Educación Universitaria UPEL. Especialista en Derecho de Familia y niño UCAB. Especialista en Docencia en Educación Universitaria UGMA.

Trino Javier Gascón González, Universidad de las Ciencias de la Salud - Venezuela

Doctor en Teología. ISTLEP. Postdoctor en Investigación Educativa y Epistemología. UPEL. Postdoctor en Investigación Transcompleja. UBA. Licenciado en Psicología Clínica. UBA. Especialista en Sistemas Educativos. UBA. Maestría en Educación, Mención Gerencia. UBA. Doctor en Ciencias de la Educación UBA. Maestrante en Orientación en Sexología. CIPPSV. Doctorante en Psicología. UCAB.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

BASTARDO, G. M. A.; GONZÁLEZ, T. J. G. Modelo educativo comunitário: fortalecendo a educação desde a participação social. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13292, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13292. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13292. Acesso em: 4 maio. 2024.