O ensino da literatura com recurso a música em contexto de português como l2:uma análise da composição musical do cantor Cláudio Ismael
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13356Palavras-chave:
didáctica, música, recurso pedagógicoResumo
A Literatura é uma das áreas do saber linguístico cujo ensino e aprendizagem, nos últimos anos, parece não estar a ser desenvolvido de forma satisfatória nas escolas públicas moçambicanas. Muitos são os factores que têm contribuindo para que isto aconteça, entre os quais se destaca: a falta do hábito de leitura entre os alunos como resultado da falta de motivação e/ou desinteresse pela mesma, principalmente no ensino médio. Na perspectiva de superar esse drama, vários são os mecanismos didáctico-pedagógicos que podem ser accionados pelos professores, entre os quais a música. O presente trabalho teve por objectivo mostrar a contribuição que a música, enquanto recurso pedagógico, pode dar para a aprendizagem no ensino da literatura nas escolas de Ensino Médio. Privilegiamos, neste estudo, a pesquisa bibliográfica, que consistiu na consulta de alguma literatura abordando o contributo da música no ensino e aprendizagem e, a análise da composição musical (texto) de Cláudio Ismael, cantor moçambicano, explorando, sobretudo, a questão do tema/assunto abordado no texto, o plano formal/estrutural, fónico e morfossintáctico. O estudo demonstrou o quão pode e é válido utilizar a linguagem musical como forma de estreitar os laços entre o aluno e a arte literária na sala de aulas. Foi possível observar, no final do trabalho, o quanto as diferenças da linguagem clássica, diante da modernidade do mundo actual, são diminutas com o auxílio da música.
Palavras-chave: didáctica; música; recurso pedagógico
Downloads
Referências
BRÉSCIA, Mateus. Educação musical: bases psicológicas e acção preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
FERNANDES, Ramires Neto. Leitura e oralidade. Porto: Porto editora, 1998.
MATOS, Manuel Silva. 'Saudosa Maloca' vai à escola. Nossa História, v. 3, n. 32, 2006.
NASCIMENTO, Felitti Guilherme. Letras da música popular brasileira como recurso didáctico-metodológico alternativo para o ensino de física: Perspectivas atuais e sugestões para implementação em aulas do ensino médio. Monografia (Graduação em Física). Universidade Federal Fluminense. NITERÓI - RJ, 2012. Disponível em: http://www.ensinodefisica.net/Materiais/monografias/monogeisa.pdf. Acesso no dia 22/Setembro/2015.
OLIVEIRA, Silva; SOARES, José Sérgio Fonseca. A ciência cantada: um meio de popularização da ciência e um recurso de aprendizagem no processo educacional. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2008, Belo Horizonte. Anais electrónicos. Disponível em:http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/quarta_tema1/.pdf. Acesso no dia 22/Setembro/2015.
OLIVEIRA, Silva; SOARES, José Sérgio Fonseca. Júri químico: uma actividade lúdica para discutir conceitos químicos. Química Nova na Escola, n. 21, p. 18-24, 2005.
INDE/MINED. Plano Curricular do Ensino Básico. S /Edição, Moçambique, INDE/ MINED- Moçambique, 2003.
SANTOS, Tânia Mariza. O ensino da literatura brasileira. Brasil, IFECTP, Artigo científico. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/quarta_tema1/.pdf. Acesso no dia 23/Setembro/2015.
SCHAFER, Raquel Goulart. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antoninho Alfredo, Eusébio Félix
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.