Percepção dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições do funcionamento e de ser membro do conselho de escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13380

Palavras-chave:

conselho, escola, funcionamento

Resumo

Pretende-se com este artigo, analisar as percepções dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições de funcionamento e de ser membro do conselho de escola, no contexto Moçambicano. O estudo foi desenvolvido numa das escolas primárias do distrito de Lichinga, Província de Niassa - Moçambique. Para tal optou-se pela pesquisa qualitativa com suporte bibliográfico. Para a recolha de dados foi aplicada a técnica de entrevista semiestruturada dirigida aos representantes dos professores, da comunidade, dos alunos, ao presidente do Conselho de Escola e ao Diretor da escola. Os dados foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo. O estudo mostrou haver, no seio dos atores da educação, conhecimento sobre o que é Conselho de Escola embora falte, junto destes, o saber sobre as condições para fazer parte desse órgão. Constatou-se também que há condições materiais para o funcionamento do Conselho de Escola, mas a ausência de capacitação para os membros deste órgão constitui um dos problemas na gestão participativa dos membros do Conselho de Escola. Por isso é necessário melhorar as condições materiais e de formação para garantir o funcionamento pleno dos Conselhos de Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Luís, Universidade Rovuma – Mocambique

 Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Agro-pecuária pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Tordoval Naide Muria, Universidade Rovuma – Mocambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma – Mocambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma – Mocambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Referências

AMADO, João (cood.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 3. ed. Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública / elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, 2004.

CAVALCANTE, Marcelo Borges. A Escola com a participação da Gestão Democrática. 2009. Disponível a 9 de Dezembro de 2011 em http://www.psicodagogia.com.br/artigos/.

CURY, Carlos Roberto Janul. Os conselhos de Educação e a Gestão o Sistema. In Ferreira, Naura Syria Carapeto; Aguiar, Márcia Ângelo da Silva (orgs). Gestão de Educação. Impasses, Perspectiva e Compromisso. 2004.

DALBÉRIO, Maria Célia Borges. Gestão democrática e participação na escola pública popular. Revista Ibero-americana de Educacion. Editora: Organizacion de Estados Ibero-americanos. 2008.

DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão Democrática de Educação e mecanismos de participação coletiva. In Debate: Retratos de escola. Boletim 12. Junho/Julho de 2005.

AUBERT,Brigitte. Cartilha Conselho de Escola. São Paulo, 2014

LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de.Gestão Democrática Escolar. 2008. Disponível a 20 de 2010 em http://www.portalecucacao.com.br.pedagogia/artigos/2666/gestao. Democrática-escolar.

LUCK, Heloisa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto a Formação de seus Gestores, em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, p. 7-10, Fev./Jun. 2000.

MEDEIROS, Arilene; OLIVEIRA, Francisca de Fátima. Conselho Escolar: mecanismo de democratização ou burocratização?. Volume 12, nº1, Janeiro – Abril. 2008. Disponível a 15 de Maio de 2012 em http://www.unisinos.br/publicacoescientificas/images/stories.

MOÇAMBIQUE. Resolução nº 8/2005 - aprova os qualificadores dos directores e chefes de Secretarias das Escolas. Maputo. 2005.

MOÇAMBIQUE. Guião do Professor. Maputo. 2011.

MOÇAMBIQUE. Guião do Professor. Maputo. 2022.

MOÇAMBIQUE. Manual de Apoio ao Conselho de Escola. Maputo. 2005.

MOÇAMBIQUE. Manual de apoio ao Conselho da Escola. Maputo, 13 de Fevereiro 2015.

NHANICE, José Bambo. O papel do conselho de Escola na gestão democrática da Escola Básica: as lições das experiências das Escolas Primarias Completas “3 de Fevereiroˮ da Cidade de Maputo e “29 de Setembroˮ do Distrito de Marracuene. Dissertação apresentada em cumprimento dos requisitos parciais para a obtenção do grau de Mestre em administração e gestão da Educação. Maputo. Moçambique. 2013.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática. 2009. Revista Perspectiva, Florianópolis. DOI: 10.5007/2175- 95X.2009v27n1p273

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: gradiva, 1995.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

LUÍS, M.; MURIA, T. N.; TEIMOSO, A. R.; GOMUNDANHE, A. M. Percepção dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições do funcionamento e de ser membro do conselho de escola. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13380, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13380. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13380. Acesso em: 21 nov. 2024.