Percepção dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições do funcionamento e de ser membro do conselho de escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13380

Palavras-chave:

conselho, escola, funcionamento

Resumo

Pretende-se com este artigo, analisar as percepções dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições de funcionamento e de ser membro do conselho de escola, no contexto Moçambicano. O estudo foi desenvolvido numa das escolas primárias do distrito de Lichinga, Província de Niassa - Moçambique. Para tal optou-se pela pesquisa qualitativa com suporte bibliográfico. Para a recolha de dados foi aplicada a técnica de entrevista semiestruturada dirigida aos representantes dos professores, da comunidade, dos alunos, ao presidente do Conselho de Escola e ao Diretor da escola. Os dados foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo. O estudo mostrou haver, no seio dos atores da educação, conhecimento sobre o que é Conselho de Escola embora falte, junto destes, o saber sobre as condições para fazer parte desse órgão. Constatou-se também que há condições materiais para o funcionamento do Conselho de Escola, mas a ausência de capacitação para os membros deste órgão constitui um dos problemas na gestão participativa dos membros do Conselho de Escola. Por isso é necessário melhorar as condições materiais e de formação para garantir o funcionamento pleno dos Conselhos de Escola.

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Biografia do Autor

Manuel Luís, Universidade Rovuma – Mocambique

 Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Agro-pecuária pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Tordoval Naide Muria, Universidade Rovuma – Mocambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma – Mocambique

Mestrando em Avaliação Educacional, Universidade Rovuma – Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Delegação de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE). Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma – Mocambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Contribuição de autor: Pesquisa de Campo, análise dos resultados e escrita do artigo.

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

LUÍS, M.; MURIA, T. N.; TEIMOSO, A. R.; GOMUNDANHE, A. M. Percepção dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições do funcionamento e de ser membro do conselho de escola. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13380, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13380. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13380. Acesso em: 3 maio. 2024.