A escola do campo e formação de professores na perspectiva do Programa Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13391

Palavras-chave:

educação do campo, políticas públicas, formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores pelo Programa Formação de Educadores do Campo, realizado entre junho e dezembro de 2021, com foco na análise centrada no município de Laje, no estado da Bahia. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, fundamentada em referências de autores como Caldart (2009, 2020), Souza (2021) e Gatti (2010). Os resultados da pesquisa revelaram que a formação do professor tem se mostrado um dos caminhos para transformar a educação dos camponeses, proporcionando aperfeiçoamento e garantia de qualidade ao profissional da área. Nesse contexto, o programa FORMACAMPO possibilitou a extensão universitária em diversos municípios da Bahia, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a compreensão dos professores sobre o projeto da Educação do Campo, além de promover melhorias na qualidade da educação. Enfatiza-se também a importância de um olhar atento às políticas públicas educacionais, buscando uma formação que aponte para novos caminhos e reconheça a distinção entre a educação do campo e a educação rural. Com base nos estudos dos autores citados, o artigo defende a necessidade de políticas educacionais diferenciadas, que considerem as especificidades e particularidades do ensino nas áreas do campo, visando aprimorar o sistema educacional nessas regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista FAPESB. Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade-GEPEMDECC.

Josimário Marques dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Professor da Educação de jovens e adutos na escola Cleonice Barreto Andrade no município de Laje Bahia. Licenciado em Educação do Campo ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pós Graduado em Gestão de Educação no Campo.

Núbia Santana de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduação em Tecnologia em Gestão de Organizações e Movimentos Populares de Base.

Referências

ARROYO, Miguel. Diversidade in CALDART, Roseli; PEREIRA, Isabel; FRIGOTTO, Paulo. 2.ed. Rio de Janeiro expressão popular, 2012.

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. CEDES, Campinas, v. 27, n. 72, pág. 157-176, agosto de 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0101-32622007000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2022. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004.

BRASIL, DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, 4 de novembro de 2010;

Dicionário de Política. 12. ed. Brasília: UnB, 2002.

CERIOLI,P.R.; CALDART,R.S. (org). Educação do Campo identidade e políticas públicas. Brasília Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002.

CANAM, Soila. A práxis pedagógica e a formação de professores na escola pública. (Dissertação) mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, p. 138. 2015.

CALDART, Roseli. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Rio de Janeiro, 4,mar./jun.2009.

FREIRE, P.; SHOR, I. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, dezembro de 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0101-73302010000400016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 de marçoo de 2022. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (orgs.). Formação de Professores para o Ensino Fundamental: Estudo de Currículos das Licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009

LITTLE, A. Learning and teaching in multigrade settings: paper prepared for the UNESCO 2005 EFA Monitoring Report. 2005. Disponível em: . Acesso em: 08 Maio. 2022.

SOUZA , João. Avanços e retrocessos dos programas educacionais do plano de ações articuladas (par) nas escolas do campo do município de Itagibá-Ba. Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Vitoria da Conquista – Bahia 2020.

MOLINA, M. C. Políticas Públicas. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012.

MOURA, Teciana ; SOUZA, Clemilda; SANTOS, Josimario. O PRP e a formação do educador do campo. In PINTO, Polliana (org) Saberes e práticas docentes na residência pedagógica da UFRB Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2021.

LUNA, Alessandra; Rocha, Eliene;. História e Luta do MSTTR pela construção de políticas públicas de Educação do Campo. Brasília: Duplingrafica, 2009.

RUA, M. G. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. In: RUA, M. G; CARVALHO, M. I. V. (org.). O estudo da política: tópicos selecionados. Brasília: Paralelo 15, 1998.

RAMOS, Arlete Relatório técnico Programa de Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO: educação do campo. - Vitória da Conquista, 2022. 36p.

SANTOS, Edinéia. Relatório Técnico do Processo de Elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PTDRSS: a dimensão da educação do campo do território do vale do Jiquiriçá – Bahia AMARGOSA – BA 201.

PARENTE, Cláudia. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Rio de Janeiro 2014.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

SANTOS, I. T. R. dos; SANTOS, J. M. dos; JESUS, N. S. de. A escola do campo e formação de professores na perspectiva do Programa Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13391, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13391. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13391. Acesso em: 21 nov. 2024.