A escola do campo e formação de professores na perspectiva do Programa Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13391

Palavras-chave:

educação do campo, políticas públicas, formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores pelo Programa Formação de Educadores do Campo, realizado entre junho e dezembro de 2021, com foco na análise centrada no município de Laje, no estado da Bahia. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, fundamentada em referências de autores como Caldart (2009, 2020), Souza (2021) e Gatti (2010). Os resultados da pesquisa revelaram que a formação do professor tem se mostrado um dos caminhos para transformar a educação dos camponeses, proporcionando aperfeiçoamento e garantia de qualidade ao profissional da área. Nesse contexto, o programa FORMACAMPO possibilitou a extensão universitária em diversos municípios da Bahia, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a compreensão dos professores sobre o projeto da Educação do Campo, além de promover melhorias na qualidade da educação. Enfatiza-se também a importância de um olhar atento às políticas públicas educacionais, buscando uma formação que aponte para novos caminhos e reconheça a distinção entre a educação do campo e a educação rural. Com base nos estudos dos autores citados, o artigo defende a necessidade de políticas educacionais diferenciadas, que considerem as especificidades e particularidades do ensino nas áreas do campo, visando aprimorar o sistema educacional nessas regiões.

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Biografia do Autor

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista FAPESB. Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade-GEPEMDECC.

Josimário Marques dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Professor da Educação de jovens e adutos na escola Cleonice Barreto Andrade no município de Laje Bahia. Licenciado em Educação do Campo ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pós Graduado em Gestão de Educação no Campo.

Núbia Santana de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduação em Tecnologia em Gestão de Organizações e Movimentos Populares de Base.

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

SANTOS, I. T. R. dos; SANTOS, J. M. dos; JESUS, N. S. de. A escola do campo e formação de professores na perspectiva do Programa Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13391, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13391. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13391. Acesso em: 3 maio. 2024.