Pensar um fazer pedagógico crítico para a escola pública moçambicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13406

Palavras-chave:

teorias crítico-reprodutivistas da educação, pedagogia histórico-crítica, formação humana

Resumo

O artigo serve-se como ponto de partida teorias críticas de Bourdieu e Althusser, aos quais a escola pública na sociedade contemporânea pode ser vista sendo essencialmente reprodutora dos ideais capitalistas das relações sociais. Com o objectivo de sustentar de que tais críticas não levam em conta o carácter histórico e dialéctico da instituição educativa ao não observar as suas contradições (tornando-se, assim, unilateral); este artigo propõe fazer o debate a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica fundamentada por Saviani sobre o carácter contraditório da escola pública na sociedade de classes de Marx relativa à formação humana. Para a realização desta pesquisa baseamo-nos na abordagem teórica qualitativa, efectivada através da técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Para o ordenamento horizontal e vertical do texto utilizamos o método lógico-argumentativo. As conclusões a que chegamos revelam que a escola pública moçambicana remete ao papel da formação humano nos agentes educacionais como o professor, enquanto agente consciente de formação humana, portanto, mediador dos processos de ensino e aprendizagem e da sua constituição, assim como a do aluno, como sujeito social e historicamente situado, e não necessariamente no programa escolar.
Palavras - Chave: teorias crítico-reprodutivistas da educação; pedagogia histórico-crítica; formação humana.

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Biografia do Autor

Antoninho Alfredo, Universidade Rovuma - Moçambique

Mestrando em Educação/ Ensino de Filosofia pela Universidade Licungo-Beira. Docente e Director do Curso de graduação em Filosofia pela Universidade Rovuma-Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação Contextualização no Ensino (NUPECE).

Contribuição: autor.

Eusébio Félix, Universidade de Rovuma, Niassa - Moçambique

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil. Mestre em Educação e Ensino de Português. Docente no Departamento de Letras e Ciências Sociais, na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação Contextualização no Ensino (NUPECE).

Contribuição: autor.

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Publicado

2024-01-16

Como Citar

ALFREDO, A.; FÉLIX, E. Pensar um fazer pedagógico crítico para a escola pública moçambicana. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e13406, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.13406. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13406. Acesso em: 1 maio. 2024.