Desafios enfrentados pelos docentes da educação de jovens e adultos na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13434

Palavras-chave:

edcucação de jovens e adultos, docentes, atualidade

Resumo

Este estudo se justifica pela necessidade de compreender os desafios enfrentados pelos professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua prática pedagógica. Através dessa compreensão, é possível oferecer aos docentes um desenvolvimento profissional que proporcione melhores estratégias de ensino, promova o aprendizado dos alunos e contribua para aprimorar a implementação de políticas públicas relacionadas a essa modalidade de educação. Dessa forma, foram utilizados procedimentos metodológicos baseados em pesquisa bibliográfica. Ao realizar este estudo, foi possível perceber que ser professor de EJA vai além do conceito tradicional de bem-estar e complementaridade que caracterizou essa modalidade por décadas. Os docentes dessa área enfrentam uma série de desafios atualmente, desde a falta de recursos e infraestrutura adequada até a necessidade de lidar com alunos com diferentes níveis de conhecimento e experiências de vida, esses profissionais precisam ser resilientes e criativos para garantir o sucesso de seus estudantes.

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Biografia do Autor

João Carlos Böes, Prefeitura Municipal de Gramado - Brasil

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Especialização em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Anhanguera Uniderp (2019). Atualmente, cursa Técnico em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS e trabalha como auxiliar administrativo na Prefeitura Municipal de Gramado, RS.

Diego de Vargas Matos, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sula (PUCRS), Licenciado em Ciências Biológicas pelo IPEMIG (2023). Leciona a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Alvorada, RS, onde também atua como Supervisor Educacional.

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal da Paraíba - Brasil

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad del Sol do Paraguai (UNADES), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Servidor Público Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

BÖES, J. C.; MATOS, D. de V.; GUERRA, A. de L. e R. Desafios enfrentados pelos docentes da educação de jovens e adultos na atualidade. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13434, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13434. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13434. Acesso em: 4 maio. 2024.