Desafios enfrentados pelos docentes da educação de jovens e adultos na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13434Palavras-chave:
edcucação de jovens e adultos, docentes, atualidadeResumo
Este estudo se justifica pela necessidade de compreender os desafios enfrentados pelos professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua prática pedagógica. Através dessa compreensão, é possível oferecer aos docentes um desenvolvimento profissional que proporcione melhores estratégias de ensino, promova o aprendizado dos alunos e contribua para aprimorar a implementação de políticas públicas relacionadas a essa modalidade de educação. Dessa forma, foram utilizados procedimentos metodológicos baseados em pesquisa bibliográfica. Ao realizar este estudo, foi possível perceber que ser professor de EJA vai além do conceito tradicional de bem-estar e complementaridade que caracterizou essa modalidade por décadas. Os docentes dessa área enfrentam uma série de desafios atualmente, desde a falta de recursos e infraestrutura adequada até a necessidade de lidar com alunos com diferentes níveis de conhecimento e experiências de vida, esses profissionais precisam ser resilientes e criativos para garantir o sucesso de seus estudantes.
Downloads
Referências
BARBOSA, Carlos; SILVA, Jaqueline; SOUZA, José Carlos. Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: Agenda para a nova década. Revista Tempos Espaços Educativos. 2020.
BARCELOS, V. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9394/96. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000: Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a educação de Jovens e Adultos. CNE/CEB, 2000.
BRASIL. Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010: Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. MEC/CNE/CEB, 2010.
FREIRE, Santana; FURTADO, Jéssica; LEMOS, Maria. Educação de jovens e adultos em escolas municipais de Parnaíba: desafios enfrentados por docentes durante a pandemia do COVID-19. Congresso Brasileiro sobre alfabetização, linguagens e letramentos. 2022.
GALVÃO, MCB; RICARTE, ILM. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion 2019.
GUERRA, A. de L. e R. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E ACADÊMICA. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 15 ago. 2023.
II CONED: Subsídios às discussões preparatórias do II Congresso Nacional de Educação. Belo Horizonte, MG, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11. ed. rev., Campinas, SP: Autores Associados, 2011, Coleção educação contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Böes, Diego de Vargas Matos, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.