Challenges faced by youth and adult education teachers today

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13434

Keywords:

education for teens and adults, teachers, present

Abstract

This study is justified by the need to understand the challenges faced by Youth and Adult Education (EJA) teachers in their pedagogical practice. Through this understanding, it is possible to offer teachers a professional development that provides better teaching strategies, promotes student learning and contributes to improving the implementation of public policies related to this type of education. In this way, methodological procedures based on bibliographical research were used. By carrying out this study, it was possible to perceive that being a EJA teacher goes beyond the traditional concept of well-being and complementarity that characterized this modality for decades. Teachers in this area currently face a series of challenges, from the lack of resources and adequate infrastructure to the need to deal with students with different levels of knowledge and life experiences, these professionals need to be resilient and creative to ensure the success of their students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Carlos Böes, Prefeitura Municipal de Gramado - Brasil

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Especialização em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Anhanguera Uniderp (2019). Atualmente, cursa Técnico em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS e trabalha como auxiliar administrativo na Prefeitura Municipal de Gramado, RS.

Diego de Vargas Matos, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sula (PUCRS), Licenciado em Ciências Biológicas pelo IPEMIG (2023). Leciona a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Alvorada, RS, onde também atua como Supervisor Educacional.

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal da Paraíba - Brasil

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad del Sol do Paraguai (UNADES), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Servidor Público Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

References

BARBOSA, Carlos; SILVA, Jaqueline; SOUZA, José Carlos. Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: Agenda para a nova década. Revista Tempos Espaços Educativos. 2020.

BARCELOS, V. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9394/96. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2000, aprovado em 10 de maio de 2000: Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a educação de Jovens e Adultos. CNE/CEB, 2000.

BRASIL. Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010: Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. MEC/CNE/CEB, 2010.

FREIRE, Santana; FURTADO, Jéssica; LEMOS, Maria. Educação de jovens e adultos em escolas municipais de Parnaíba: desafios enfrentados por docentes durante a pandemia do COVID-19. Congresso Brasileiro sobre alfabetização, linguagens e letramentos. 2022.

GALVÃO, MCB; RICARTE, ILM. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion 2019.

GUERRA, A. de L. e R. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E ACADÊMICA. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 15 ago. 2023.

II CONED: Subsídios às discussões preparatórias do II Congresso Nacional de Educação. Belo Horizonte, MG, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11. ed. rev., Campinas, SP: Autores Associados, 2011, Coleção educação contemporânea.

Published

2023-10-16

How to Cite

BÖES, J. C.; MATOS, D. de V.; GUERRA, A. de L. e R. Challenges faced by youth and adult education teachers today. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13434, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13434. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13434. Acesso em: 18 may. 2024.