Educação matemática a partir da disciplina fundamentos e tendências da pesquisa em educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13451

Palavras-chave:

educação matemática, percurso histórico, conceito

Resumo

Este texto foi produzido com o intuito de demonstrar a compreensão, do autor, sobre o conceito de Educação Matemática (EM) construída ao longo da disciplina Fundamentos e Tendências da Pesquisa em Educação Matemática. Para isso se recorreu a textos de autores como Carvalho (1991), Carneiro (2000), Fiorentini e Lorenzato (2006), D´Ambrósio (2006), Resende; Moran (2022). Trata-se de uma produção de natureza qualitativa na qual se utilizou como método a revisão bibliográfica. O texto foi guiado a partir dos seguintes questionamentos: o que é Educação Matemática? Qual o seu processo histórico e quais as suas contribuições para a pesquisa, para o ensino e aprendizagem da matemática? Conclui-se que a Educação Matemática pode ser compreendida como uma área de pesquisa e ensino e de conhecimento das ciências sociais que tem como foco o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Conclui-se ainda que no seu processo histórico, ela foi influenciada por renomados pesquisadores, matemáticos e psicólogos como John Dewey e Félix Klein, preocupados com o ensino da matemática, no início do século XX e, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Aqui no Brasil a EM teve seu desenvolvimento a partir da década de 80, contribuíram para isto o Movimento da Matemática Moderna (MMM), pesquisadores brasileiros que retornaram de países europeus e dos Estados Unidos, após seus estudos de doutorado, a criação de grupos de estudos e pesquisas, organização de eventos, visitas de pesquisadores internacionais desta área ao nosso país, a criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) entre outros acontecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josuelto Lopes dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutorando e mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do grupo de estudo e pesquisa GDICEM. Professor da Educação Básica do município de Planaltino – BA.

Contribuição de autoria: autor.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática. Proposições, vol. 4, n. 1, p. 18-23. São Paulo, 1993.

CARNEIRO, Vera Clotilde Garcia. Educação Matemática no Brasil: uma meta-investigação. Quadrante-Revista Teórica e de Investigação, Lisboa, v. 9, n. 1, p. 117-140, 2000.

SOUZA, Antonio Carlos Correra de; TEIXEIRA, Marcos Vieira; BALDINO, Roberto Ribeiro; CABRAL, Tânia Cristina Baptista Novas diretrizes para a Licenciatura em Matemática. Temas e Debates, Blumenau, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano VII, n. 7, 1995, p. 41-66.

CARVALHO João Bosco Pitombeira de. O que é Educação Matemática? Temas e Debates, n. 3, p. 17-26, São Paulo, 1991.

D’AMBROSIO Ubiratan. Prefácio. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.9-21.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva; CAMPOS, Márcia Azevedo.; ALEXANDRE, José; ODETTI, H. S. GDICEM: trajetória de um grupo de estudo e sua contribuição para a Educação Matemática na Bahia. Com a Palavra, o Professor: Vitória da Conquista (BA), v.8, n.20, janeiro-abril / 2023

KILPATRICK, Jeremy. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Revista Zetetike, v. 4, n. 5, 1996, p. 99-119.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen. Lúcia. Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2ª ed.; 3ª reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017 – (Tendências em Educação Matemática).

PAIS. Luiz Carlos Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 4ª ed.; - Autêntica Editora, 2019 – (Tendências em Educação Matemática).

RESENDE, Veridiana; MORAN, Mariana. Didática da Matemática: entrevista com o Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud. Educação Matemática em Revista. Brasília, v. 27, n. 77, p. 03-20, out./dez. 2022.

SANTANA. Eurivalda Ribeiro dos Santos; LANDO, Janice. Cássia. Disciplina: Fundamentos e Tendências da Pesquisa em Educação Matemática. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação - Educação Científica e Formação de Professores –CRONOGRAMA DE CURSO – 2023/1.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

SANTOS, J. L. dos. Educação matemática a partir da disciplina fundamentos e tendências da pesquisa em educação matemática . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13451, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13451. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13451. Acesso em: 23 jan. 2025.