Os atos do estado e os sistemas de avaliação educacional na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13452

Palavras-chave:

materialismo do simbólico, políticas na Amazônia, sistemas de avaliação

Resumo

O texto realiza uma reflexão sobre o materialismo do simbólico de Pierre Bourdieu como um caminho para entender as ações do Estado, relacionando essas ações com as políticas de avaliação adotadas pelos sistemas educacionais do estado do Amazonas, ao considerar sua construção e seus dilemas frente a mundialização da educação. O estudo em questão tem um caráter de ensaio teórico, pois visa apresentar argumentos e ideias sobre a relação entre os atos do Estado e os sistemas de avaliação analisados, por meio da abordagem da Sociologia Crítica. Os dilemas da avaliação da educação na Amazônia frente a mundialização se relacionam diretamente com os modelos de política de avaliação dos sistemas educativos adotados pelas Secretarias de Educação dos estados e municípios, nos quais as instituições públicas assumem o papel de executoras em vez de protagonistas e idealizadoras das políticas avaliativas. A valorização da educação dos povos da Amazônia perpassa, portanto, pela criação de políticas de avaliação e de educação que respeitem nossa a diversidade social e cultural e que priorizem nossa identidade amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Araújo da Cunha, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Bolsista FAPEAM.

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), com Pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM).

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 267-284, abr./jun. 2013. DOI: 10.1590/S1413-24782013000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/bBY4jtTrbmqnxmRcJrQkpqj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2023.

AMAR, Hernán Mariano. Pierre Bourdieu: por una sociología sobre el Estado y las políticas educativas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 145-153, jan./abr. 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10868/6389. Acesso em: 20 ago. 2023.

BALL, Stephen; MAINARDES, Jefferson. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BARROSO, João. (2005). O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751. DOI: 10.1590/S0101-73302005000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TVLjsSNcwyChwwYkxtGX7YD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2023.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989-92). Tradução: Rosa Freire d’ Aguiar. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

CASTRO, Maria Helena Guimarães. A consolidação da Política de Avaliação da Educação Básica no Brasil. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v.1, n.3, p. 271-296, set./dez. 2009. DOI: 10.22347/2175-2753v1i3.51. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/51/30. Acesso em: 20 ago. 2023.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: dilemas e conflitos institucionais e políticos. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 1-4, mar. 2018. DOI: 10.1590/S1414-40772018000100001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/WvxW5km57yJn8XFjTPJyYfk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2023.

FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 20, n. 59, p. 97-109, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/dHQ6MVmWkGqbKQ6DrSP9shg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2023.

CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (CAEd). Institucional/Sobre. Juiz de Fora/MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2023. Disponível em: https://institucional.caeddigital.net/sobre.html. Acesso em: 22 mar. 2023.

LASCOUMES, Pierre; GALÈS, Patrick Le. A sociologia da ação pública. Maceió: EDUFAL, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.

OSÓRIO, Jaime. O estado no centro da mundialização: a sociedade civil e o tema do poder. 2. ed. Tradução: Fernando Correa Prado. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

SILVA, Maria A. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados, 2002.

SILVA, Camila Ferreira da; SAMPAIO, Cecília Acácia da Silva; CUNHA, Thiago Felippe Paranatinga da. Do julgamento professoral às avaliações externas, que fazemos com as crianças e jovens na escola? Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 84, n. 1, p. 217-236, 2020. DOI: 10.35362/rie8413922. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/download/3922/4107/. Acesso em: 20 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

CUNHA, R. A. da; SILVA, C. F. da. Os atos do estado e os sistemas de avaliação educacional na Amazônia. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13452, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13452. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13452. Acesso em: 4 maio. 2024.